MEL é melhor para Tosses e Resfriados do que Antibióticos, afirma o estudo!

O mel pode ser melhor do que os tratamentos convencionais para tosse, nariz entupido e dor de garganta, disseram os pesquisadores. A substância é barata, facilmente disponível e praticamente não tem efeitos colaterais.

Os médicos podem recomendá-lo como uma alternativa adequada aos antibióticos, que muitas vezes são prescritos para essas infecções, embora não sejam eficazes, disseram cientistas da Universidade de Oxford.

32108594-0-image-a-47_1597789223500

As infecções do trato respiratório superior afetam o nariz, a garganta, a caixa vocal e as grandes vias aéreas (brônquios) que vão da traqueia aos pulmões.

Há evidências de que o mel é usado em crianças - embora o NHS alerte contra dá-lo a menores por causa do perigo do botulismo - e há muito que é usado como remédio caseiro para tratar tosses e resfriados. Mas a evidência de sua eficácia para uma variedade de sintomas do trato respiratório superior em adultos não foi revisada sistematicamente.

Para resolver isso, os cientistas examinaram bancos de dados de pesquisa para estudos relevantes comparando mel e preparações que o incluíam como um ingrediente com o cuidado usual - principalmente anti-histamínicos, expectorantes, antitussígenos e analgésicos. Eles encontraram 14 ensaios clínicos adequados, envolvendo 1.761 participantes de várias idades.

A análise dos dados dos estudos indicou que o mel foi mais eficaz do que o tratamento usual para melhorar os sintomas, especialmente a frequência e a gravidade da tosse. Dois dos estudos mostraram que os sintomas duraram um a dois dias a menos entre aqueles tratados com mel.

d0666be7a947c07f0b16cf01423db9d1

Escrevendo na revista BMJ Evidence Based Medicine, os autores disseram: “As infecções do trato respiratório superior são o motivo mais frequente para a prescrição de antibióticos. Como a maioria dessas infecções são virais, a prescrição de antibióticos é ineficaz e inadequada.”

Os pesquisadores sugerem que o mel pode, portanto, ser uma alternativa quando os médicos desejam prescrever algo para tratar com segurança os sintomas do trato respiratório superior.

“O mel é mais eficaz e menos prejudicial do que as alternativas de tratamento usuais e evita causar danos por meio da resistência antimicrobiana.”

Fonte: The Guardian



Compartilhar no Facebook