Ler livros físicos em vez dos digitais deixa a pessoa mais bonita e mais inteligente!

O livros físicos estavam sob ameaças desde que surgiram os leitores virtuais, como o Kindle. Mas alguns cientistas comprovaram que o reinado do livro tradicional pode durar muito mais tempo!

O site MIC publicou recentemente um artigo, mostrando que livros podem te ajudar a melhorar a memória, concentração e, o melhor de tudo, te deixar fisicamente mais atraente!

Não acredita? Então veja aqui!

1. Memória

De acordo com estudo publicado no International Journal of Educational Research, as pessoas que leem o livro físico lembram-se mais do conteúdo que aqueles que usam livros virtuais, em leitores como o Kindle.

55f99cdc9dd7cc25008bab9b-750-563

Segundo o estudo “A evolução da leitura na era da digitalização", da pesquisadora Anne Mangen, da Universidade de Stavanger, na Noruega, o Kindle não traz a sensação ao leitor de reconstruir a história mentalmente, como um livro físico faz.

"A sensação de passar as páginas apoia os sentidos tático e visual, trazendo a sensação de progresso na história quando você está lendo”, declara a pesquisadora.

2. Concentração

Já para a concentração, os livros virtuais podem ter reduzido nossa capacidade de compreensão dos textos.

kindle_sososlteiros

A pesquisa realizada pela Dra. Naomi Baron, diretora executiva do Centro de Ensino da Universidade Americana , com 400 estudantes com idades entre 18 e 26 anos nos Estados Unidos, Alemanha, Japão, Índia e Eslováquia os resultados foram reveladores.

Entre 92% e 94%, dos entrevistados disseram se concentrar melhor quando leem algum texto em papel e que comprariam mais livros físicos, se a diferença de preço dos ebooks não fossem tão grandes.

main-qimg-9322f87fa93ba7a7218f108a67f99a36

Dra. Baron diz ainda em seu estudo que livros digitais podem aumentar a distração durante a leitura e dificultar a absorção das informações.

3. Beleza

Um estudo, publicado no site Plos One, comprova que aqueles que leem o livro em papel são mais compreensíveis e sensíveis do que aqueles que usam um aparelho digital, e sabemos que compreensão e sensibilidade podem ser mais atraentes que um olhar 43.

tumblr_mj7ft04z1W1qi9dhho1_500

O que chama mais atenção: alguém lendo no celular/tablet/Kindle ou um livro? Pois é, uma outra prova é o Instagram Hot Dudes Reading, que posta fotos de homens lendo em lugares públicos, como metrô e pontos de ônibus. Quem nunca ficou curioso pra saber o título do livro daquela paixão-de-ônibus?

Mesmo que o livro físico ocupe mais espaço e pese um pouco mais do que um gadget, concluímos que ainda não é hora de deixá-los.

Além do mais, quem não quer uma memória mais aguçada, um concentração plena e um charme intelectual?

Fonte: Almanaque SOS



Compartilhar no Facebook