Lentilhas reduzem significativamente os níveis de glicose no sangue!

Substituir batatas ou arroz por leguminosas pode reduzir os seus níveis de glicose no sangue em mais de 20%, de acordo com o primeiro estudo da Universidade de Guelph.

Prof Alison Duncan, do Departamento de Saúde Humana e Ciências da Nutrição, e Dan Ramdath da Agricultura e Agri-Food Canadá, descobriram que trocar metade de uma porção desses acompanhamentos de amido por lentilhas pode melhorar significativamente a resposta do seu corpo aos carboidratos.

Substituir metade de uma porção de arroz por lentilhas fez com que a glicose no sangue caísse em até 20%. Substituir batatas por lentilhas levou a uma queda de 35%.

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"Leguminosas são alimentos extremamente ricos em nutrientes que têm o potencial de reduzir as doenças crônicas associadas a níveis de glicose mal administrados", disse Duncan, que trabalhou no estudo com a estudante de doutorado Dita Moravek e M.Sc. os alunos Erica Rogers, Sarah Turkstra e Jessica Wilson. No entanto, pouquíssimos canadenses comem lentilhas, acrescentou ela.

"O Canadá tem uma enorme produção de lentilhas, mas nós exportamos a maior parte e apenas 13% dos canadenses comem em um determinado dia", disse Duncan. "Esperamos que esta pesquisa torne as pessoas mais conscientes dos benefícios para a saúde de comer esses grãos".

Publicado e especialmente apresentado no Journal of Nutrition, o estudo envolveu 24 adultos saudáveis alimentados com 4 pratos - arroz branco apenas, metade arroz branco e metade lentilha verde grande, metade arroz branco e metade lentilha verde pequena e metade arroz branco e metade lentilhas vermelhas partidas.

Os pesquisadores mediram os níveis de glicose no sangue dos participantes antes de comerem e durante duas horas depois. Eles repetiram o processo apenas para batatas brancas e as mesmas combinações de batatas e lentilhas.

"Nós misturamos as lentilhas com as batatas e o arroz porque as pessoas normalmente não comem leguminosas puramente, mas as consomem em combinação com outros amidos como parte de uma refeição maior, então queríamos que os resultados refletissem isso."

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A glicose no sangue caiu em quantidades semelhantes quando metade do amido foi substituído por cada um dos três tipos de lentilhas.

A glicose no sangue compreende o açúcar encontrado no sangue durante a digestão no trato digestivo superior e depende do teor de amido dos alimentos consumidos.

Leguminosas, como lentilhas, podem retardar a digestão e a liberação de açúcares encontrados no amido na corrente sanguínea, reduzindo os níveis de glicose no sangue, disse Duncan.

"Essa absorção mais lenta significa que você não experimenta um pico de glicose. Ter altos níveis durante um período de tempo pode levar à má administração da glicose no sangue, que é a marca do diabetes tipo 2. Essencialmente, comer lentilhas pode diminuir esse risco."

As leguminosas contêm componentes que inibem as enzimas envolvidas na absorção de glicose, e as fibras contidas nesses alimentos podem estimular a produção de ácidos graxos de cadeia curta, o que também pode ajudar a reduzir os níveis de glicose no sangue, acrescentou Duncan.

Depois dos resultados dessa pesquisa vamos adicionar lentilhas na nossa alimentação... ótimos benefícios para a nossa saúde! Compartilhe!

Fonte: Science Daily



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