Lente de Contato é encontrada em olho de mulher depois de 28 anos!

Uma mulher de 42 anos precisou passar por uma cirurgia para a retirada de uma lente de contato que estava presa em seu olho há 28 anos. De acordo com o jornal Daily Mail, ela tinha apenas 14 quando uma peteca atingiu seu rosto durante um jogo. Na época, ela pensou que a lente havia caído por causa do impacto, mas o que na verdade aconteceu é o objeto ficou alojado em seu olho.

A lente de contato foi descoberta depois que a mulher queixou-se de inchaço na pálpebra superior esquerda para seu médico. Ela também reparou que a pele do olho estava caída há cerca de meio ano, mas não relacionava isso ao episódio da peteca que aconteceu quase há 3 décadas.

4F1068DD00000578-6055059-The_woman_complained_to_her_GP_of_swelling_on_her_left_upper_eye-a-2_1534164419903

Especialistas oftalmológicos realizaram uma série de testes em um caroço dolorido em sua pálpebra, pensando se tratar de um cisto comum. O mal entendido só foi desfeito na mesa de operações. Durante o procedimento, os médicos retiraram a lente intacta.

A equipe concluiu que a lente migrou para a pálpebra após o trauma e ficou dormente por 28 anos. “A paciente assumiu que a lente caiu e foi perdida; no entanto, pode-se inferir que a lente migrou para a pálpebra e residiu lá assintomática”, explicou a equipe.

fdf5d665b92f48cd83c3310a95398ef0

A lente de contato estava intacta, porém foi danificada ao ser extraída

O caso é raro, na Literatura Médica, há apenas outros quatro casos relatados de migração de lentes de contato por causa de trauma no olho.

Cuidados com lente de contato e objetos estranhos

Nos olhos, uma membrana fina chamada conjuntiva reveste a parte interna da pálpebra e a superfície exposta da córnea, ela funciona como uma parede protetora que cobre toda a parte branca do olho. Isso impede a passagem de corpos estranhos para a parte de trás dos olhos. No caso de lente de contato, pode, sim, haver um deslocamento, mas ela só permanece na parte da frente dos olhos ou debaixo da pálpebra, nunca na parte de trás.

Caso tenha dificuldade em tirar a lente de contato, tente olhar na direção da lente para fazê-la voltar para a posição correta. Não tente tirá-la a todo custo. O melhor a se fazer é pedir para alguém ver se a enxerga a olho nu.

No caso de algo cair no seu olho, seja líquido ou sólido, lave o local com soro fisiológico ou água corrente e procure um oftalmologista. Nunca tente retirar objetos ou poeira com sopro ou cotonetes, pois isso pode aumentar o numero de bactérias e fazer o corpo estranho penetrar ainda mais no olho.

Fonte: Catraca Livre



Compartilhar no Facebook