Iogurte Caseiro resolve sinais e sintomas da Síndrome do Cólon Irritável

O consumo diário de iogurte caseiro pode levar à resolução completa dos sinais e sintomas dos pacientes com síndrome do cólon irritável, revela um estudo prospectivo.

"Ficamos surpresos com a resposta. Tivemos 189 pacientes no estudo, dentre os quais 169 apresentaram remissão em 6 meses", disse a Dra. Manju Girish Chandran, do Mary Breckinridge ARH Hospital, em Hyden, Kentucky.

2df57c_a8733b0d1f12419aa0b5ce942b03b32a_mv2

E alguns dos participantes conviviam com os sinais e sintomas da síndrome do cólon irritável há 9 ou 10 anos, informou a pesquisadora no World Congress of Gastroenterology (WCG 2017).

"Nosso estudo se baseia no fato de que há um eixo interno ligando a microbiota intestinal e o cérebro", disse a Dra. Manju. "Se você modular o microbioma intestinal, você realmente pode alcançar a remissão da doença em alguns casos".

Em muitos casos os medicamentos não tratam adequadamente os sintomas da síndrome do cólon irritável, disse a pesquisadora. Como resultado, "as pessoas simplesmente precisam conviver com isso".

Essa é uma das razões pelas quais Dra. Manju e equipe quiseram avaliar o potencial do iogurte caseiro com Lactobacilli de influenciar a microbiota intestinal.

Parte de uma dieta regular

Para o estudo, a equipe recrutou 189 pacientes consecutivos com diagnóstico de síndrome do cólon irritável em dois centros médicos no leste de Kentucky. Os pacientes foram orientados a consumir de 2 a 3 copos de iogurte todos os dias e anotar os sinais e sintomas que sentiam em uma planilha. As respostas foram avaliadas a cada dois meses, durante seis meses.

colon-90

A remissão completa – definida como o alívio dos sinais e sintomas de síndrome do cólon irritável preexistentes e um ritmo intestinal composto por uma ou duas deposições normais diárias – foi alcançada por 89% dos participantes do estudo.

O iogurte é barato e fácil de fazer. Primeiro, ferva 1 litro de leite por 5 minutos e deixe amornar. Em seguida, misture 1 copo de iogurte natural, que é usado como um iniciador e fonte de lactobacilos. Coloque no forno com a luz acesa durante a noite (não ligue o forno), e depois leve à geladeira na manhã seguinte. Reserve 1 xícara de cada litro para usar como um iniciador para o próximo litro.

"Você pode fazer iogurte suficiente para uma semana, é muito barato", disse a* Dra. Manju*. "E não precisa ser tomado como iogurte natural". Porque pode ser misturado com frutas ou batido no liquidificador, não "parece remédio, é parte de uma alimentação regular".

"Na alimentação tradicional, recomendamos que as pessoas com síndrome do cólon irritável tenham cuidado com laticínios", disse o Dr. Fass ao Medscape. "Este estudo sugere que aquilo em que acreditamos até agora não é tão evidente".

"O iogurte caseiro com Lactobacilli foi muito eficaz no controle dos sintomas da dor abdominal e das alterações do ritmo intestinal. Para minha surpresa controlou ambos", disse o Dr. Fass.

"Este é o tipo de estudo que poderia mudar o padrão de atendimento, embora seja necessário fazer mais pesquisas".

Fonte: Medscape



Compartilhar no Facebook