Insônia? Técnica de Relaxamento Muscular ajuda a dormir tranquilamente!

Dormir quando o corpo está em estado de alerta ou em tensão é uma tarefa bem difícil. Até é possível deixar-se vencer pelo cansaço e adormecer, mas dificilmente será um sono tranquilo e reparador. Em situações assim, aplicar uma técnica de relaxamento muscular progressivo costuma funcionar bem e ajuda a dormir tranquilamente.

A prática consiste em enrijecer e relaxar grupos musculares específicos em sequência, iniciando-se pelos membros inferiores, seguidos pelos superiores e depois o tronco e a cabeça. E funciona bem porque essa contração e afrouxamento da musculatura ajudam a aliviar a tensão, baixar a pressão arterial e desviar nossa mente de pensamentos preocupantes.

download--45-

O método foi desenvolvido pelo médico americano Edmund Jacobson em 1924, e de lá para cá vários estudos provaram que, de fato, essa terapia de relaxamento ajuda a dormir melhor.

Esse relaxamento pode ser realizado em qualquer posição confortável, mas nas primeiras é melhor estar em algum lugar mais tranquilo, onde você não será interrompido. Também é importante evitar roupas muito apertadas, porque podem acabar incomodando ou distraindo.

Relaxamento Muscular Progressivo para dormir tranquilamente

642x361_What_is_Jacobsons_Relaxation_Technique

Encontre uma posição confortável, no início, a cama pode ser o melhor lugar.

Recomenda-se iniciar a terapia de relaxamento com um exercício de respiração e, em seguida, mover-se a partir dos pés para cima. Ele sugere os seguintes exercícios:

Pés

  • Traga a sua atenção a seus pés.
  • Aponte seus pés para baixo, e enrole os dedos dos pés.
  • Aperte os músculos do dedo do pé suavemente.
  • Observe a tensão por alguns momentos, depois solte e observe o relaxamento. Repita.
  • Torne-se consciente da diferença entre os músculos quando eles estão tensos e relaxados.
  • Continue a contrair e relaxar os músculos da perna do pé para a área abdominal.

Abdômen

  • Aperte levemente os músculos de seu abdômen.
  • Observe a tensão por alguns momentos. Em seguida, solte e observe o relaxamento. Repetir.
  • Torne-se consciente da diferença entre os músculos tensos e os músculos relaxados.

Ombros e pescoço

  • Muito gentilmente encolha os ombros para cima em direção a seus ouvidos. Não se esforce.
  • Sinta a tensão por alguns momentos, e depois sinta o relaxamento. Repetir.
  • Observe a diferença entre os músculos tensos e os músculos relaxados.
  • Concentre-se nos músculos do pescoço, em primeiro lugar tensos e depois relaxados até que você sinta o relaxamento total nesta área.

Progressive-Muscle-Relaxation-1

Após o término da sessão, é possível observar uma sensação profunda de relaxamento muscular, estado que é essencial para adormecer.

Quem sofre de ansiedade, também perceberá como a prática ajuda nessa questão. Para ter o máximo proveito desse relaxamento, é interessante realizar alguns minutos de meditação após os exercícios.

Existem inúmeras meditações desenvolvidas com o objetivo de tranquilizar a mente, proporcionando uma boa noite de sono profundo e um despertar cheio de disposição.

Bom sono!

Fonte: Catraca Livre



Compartilhar no Facebook