Fruta mais Fedorenta do Mundo é capaz de CARREGAR Smartphones, afirma pesquisa!

Restos de jaca e de durião, uma fruta de cheiro forte típica do oriente, podem ser usados para carregar aparelhos eletrônicos. A descoberta faz parte de uma pesquisa realizada na Universidade de Sydney e publicada no Journal of Energy Storage.

De acordo com o estudo, “os resíduos de biomassa de jaca e durião foram utilizados para produzir eletrodos de aerogel de carbono”. Estes eletrodos foram então transformados em uma espécie de supercapacitor, capaz de carregar instrumentos eletrônicos, como smartphones, tablets, notebooks ou mesmo carros elétricos.

Um artigo publicado pelo Good News Netwoork ouviu o professor Vincent Gomes, da Escola de Química e Engenharia Biomolecular sobre o assunto. Ele explica que foi usado um método de engenharia verde, não tóxico e não perigoso, para transformar os resíduos das frutas através do aquecimento em água e liofilização da biomassa da jaca e do durião.

960x0--2-

“Eles foram transformados em aerogéis de carbono estáveis – um material sintético extremamente leve e poroso usado para uma variedade de aplicações. Os aerogéis de carbono são ótimos supercapacitores porque são altamente porosos. Em seguida, usamos os aerogéis derivados de frutas para fabricar eletrodos que testamos por suas propriedades de armazenamento de energia, que consideramos excepcionais”, disse Vincent.

Estes supercapacitores citados pelo pesquisador seriam dispositivos capazes de armazenar uma grande quantidade de energia e, com ela, carregar dispositivos elétricos em questão de segundos. Os supercapacitores existentes hoje são feitos de carvão, porém muito menos eficientes do que aqueles que utilizam jaca e durião.

O professor comparou a performance do novo material à do grafeno.

RTX66HRE_5e578851b51f9

Além disso, usar restos de durião para fins científicos permitiria que as pessoas se livrassem rapidamente dos resíduos. A fruta é considerada a mais fedorenta do mundo e seu cheiro forte chegou até mesmo a atrasar a decolagem de um avião na Indonésia, porque os passageiros se recusaram a embarcar junto com a fruta.

Fonte: Hypeness



Compartilhar no Facebook