FOUSP revela ENDEREÇO da "Fada do Dente"!

Para aumentar as doações de dentes de leite que normalmente são descartados para seu banco de orgãos, a Faculdade de Odontologia da USP lançou a campanha “O Endereço da Fada do Dente”.

A FOUSP utiliza dentes de leite em pesquisas científicas que ajudam milhares de pessoas. Mas poucas sabem disso.

“O Endereço da Fada do Dente” foi criada para trazer essa questão ao conhecimento de todos e estimular um novo comportamento em relação aos dentes de leite, além de criar uma cultura de doação de órgãos desde cedo nas crianças.

A campanha busca mostrar que, ao invés de deixar o dente de leite embaixo do travesseiro para a Fada trocar por dinheiro, jogar em cima do telhado, ou até ir para o lixo, pais e filhos podem ajudar a ciência, doando o material à FOUSP.

Composta por um filme em animação compartilhável, um livro infantil e e outras peças, a campanha incentiva as pessoas a entrarem no site www.enderecodafadadodente.com.br/ onde, através de um simples clique, receberão em casa uma carta, já selada, pronta para a doação dos dentes, além de assinarem um termo de autorização obrigatório.

dente

“Muitas pessoas não sabem que um dente também é um órgão. Dependendo da forma que é retirado, manipulado e armazenado, pode servir até para pesquisas sobre células tronco. Incentivar a doação de dentes extraídos para o nosso banco nos ajuda a descobrir novas maneiras de melhorar a vida das pessoas” conta o Prof. Dr. José Carlos Imparato, Coordenador do BioBanco de Dentes da Faculdade de Odontologia da USP.

O Banco de Dentes Humanos da Faculdade de Odontologia da USP (BDH-FOUSP) foi criado em 2002, sendo pioneiro no Brasil e na América Latina. Fornece cerca de 1200 dentes humanos por ano para realização de projetos de pesquisa em seus diversos níveis e treinamento laboratorial pré-clínico.

Os dentes são doados voluntariamente mediante Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), que autoriza a coleta e uso posterior das amostras em pesquisas, podendo este consentimento ser retirado a qualquer momento se o doador assim o desejar. Dessa forma, o BDH não só controla a entrada e saída desses materiais, como também mantém o sigilo e a confidencialidade dos dados pessoais obtidos e garante que as amostras sejam usadas de forma ética e legal.

Termo de doação de dente

Qualquer dente pode ser doado, mesmo estando quebrado, cariado ou restaurado. São aceitos também coroas e raízes.

A doação pode ser feita pelo correio (encaminhar o dente juntamente com carta contendo o nome completo do doador, RG, CPF, endereço, telefone e informando se deseja ou não ser consultado da utilização dos dados e material biológico em pesquisas, desde que essa seja aprovada pelo Comitê de ética em Pesquisa) ou pessoalmente.

Compartilhe!!!

Fonte: Faculdade de Odontologia da USP



Compartilhar no Facebook