Fogão a GÁS deixa o Ar da Casa até 5 vezes mais Poluído que o Ar Externo, diz estudo!

Usar fogão a gás pode deixar as pessoas doentes, pois aumenta a poluição presente no ar do interior das residências. Essa é uma das principais conclusões de um relatório divulgado pelo Rocky Mountain Institute, dos Estados Unidos, que afirma que o ar interno de casas que usam esse tipo de fogão pode ficar de 2 a 5 vezes mais poluído do que o ar externo.

iStock-623448316

Apesar dos riscos à saúde, agências reguladoras geralmente não estabelecem um padrão para a qualidade do ar no interior das casas - um problema que agora com a pandemia se faz mais preocupante, já que mais pessoas estão dentro de suas casas, possivelmente cozinhando mais.

Junto com grupos de defesa do meio ambiente, o Rocky Mountain Institute realizou uma ampla revisão de estudos sobre o tema e concluiu que fogões que queimam combustíveis fósseis (como é o caso do gás encanado usado no Brasil e do GLP vendido em botijões de gás) provavelmente estão expondo dezenas de milhões de americanos a níveis de poluição do ar que seriam considerados ilegais se estivessem do lado de fora.

A principal autora do relatório, Brady Seals, disse ao jornal The Guardian que pouca atenção foi prestada, apesar do antigo conhecimento do problema. "De alguma forma, nos acostumamos a ter um dispositivo de combustão, muitas vezes sem ventilação, dentro de casa", afirma Seals.

Cerca de um terço das famílias americanas cozinham principalmente com gás - que emite dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono, além da poluição por partículas que todos os tipos de fogões produzem. Fogões mais antigos e com pouca manutenção poluem ainda mais, incluindo os riscos do monóxido de carbono.

THUMB-Instala--o-de-fog-o-como-fazer

Mesmo pequenos aumentos na exposição a curto prazo ao dióxido de nitrogênio podem aumentar os riscos de asma em crianças. Uma análise constatou que crianças em lares com fogões a gás têm uma chance 42% maior de apresentar sintomas de asma. Outro, na Austrália, atribuiu 12,3% de toda a carga de asma infantil a fogões a gás.

O dióxido de nitrogênio também piora a doença pulmonar obstrutiva crônica e pode estar relacionado a problemas cardíacos, diabetes e câncer. O envenenamento por monóxido de carbono pode causar dor de cabeça, náusea, batimento cardíaco acelerado, parada cardíaca e morte.

A melhor solução, de acordo com o relatório, é mudar para fogões elétricos. Mas os indivíduos com fogões a gás também podem abrir janelas, usar um exaustor ou um purificador de ar com filtro e instalar um detector de monóxido de carbono. Este último também é muito importante para quem usa aquecedores de ar.

Fonte: ECycle

The GuArdian



Compartilhar no Facebook