Ficando Careca? Esfregar Óleo de Sândalo no couro cabeludo pode estimular o crescimento do cabelo!

Milhões de homens que estão ficando calvos podem se beneficiar da fricção do óleo de sândalo no couro cabeludo. Testes laboratoriais do tecido do couro cabeludo realizados por pesquisadores alemães descobriram que esse simples ato estimula o crescimento do cabelo após apenas 6 dias+.

Estranhamente, acredita-se que os folículos pilosos contêm "receptores de cheiros" que respondem ao odor aromático e acionam a principal proteína do cabelo para se multiplicar.

another-balding-man

Embora os seres humanos e os animais só possam cheirar pelo nariz, os receptores no cabelo, no esperma e até no intestino são capazes de reconhecer substâncias químicas em certos aromas.

As descobertas podem levar a um tratamento de calvície à base de sândalo que pode beneficiar muitos homens que começam a perder os cabelos quando completam 25 anos.

Estudos já mostraram que a exposição das células da pele humana ao sândalo no laboratório faz com que a proteína queratina se multiplique, o que acelera a cicatrização de feridas.

Intrigados se a madeira aromática também pode impulsionar o crescimento do cabelo, os pesquisadores do Monasterium Laboratory, em Münster, expuseram o tecido do couro cabeludo humano ao odor artificial Sandalore.

4367682-0-image-a-22_1537280539777

Sandalore é freqüentemente adicionado a fragrâncias e hidratantes para dar um aroma de sândalo, e já foi usado em experimentos anteriores para investigar seu efeito sobre a queratina.

O tecido do couro cabeludo veio de doadores, com idades entre 38 e 69 anos, que haviam sido submetidos recentemente à cirurgia de face-lift. Seis dias após o tecido ter sido exposto ao Sandalore, seus níveis de queratina começaram a aumentar.

Acredita-se que isso se deva ao fato do óleo bloquear os genes que estimulam as células de queratina a "cometer suicídio" em um processo conhecido como apoptose.

Os resultados, publicados na revista Nature Communications, também sugerem que o óleo aromático estimula a liberação de "fatores de crescimento". Estes podem incluir vitaminas ou hormônios que são necessários para as células se multiplicarem e prosperarem.

41467_2018_5973_Fig8_HTML

Acredita-se que o Sandalore promove o crescimento do cabelo agindo no receptor do olfato OR2AT4, presente nos folículos pilosos.

Quando o tecido do couro cabeludo foi exposto a Sandalore e Phenirat, o crescimento do cabelo parou. Phenirat é um conhecido bloqueador de OR2AT4. Os pesquisadores acreditam que isso demonstra Sandalore estimula o crescimento do cabelo, agindo sobre OR2AT4.

Os pesquisadores acreditam que isso poderá ajudá-los a desenvolver um tratamento de calvície para os seres humanos.

Embora possa parecer estranho que os receptores olfativos estejam presentes nos folículos capilares, tais receptores são na verdade antigos sistemas de sinalização química que evoluíram antes que os humanos desenvolvessem um senso de olfato.

Excelente novidade! Uma grande esperança para milhões de homens que sofrem com a perda de cabelo prematuramente. Compartilhe!

Fonte: Daily Mail



Compartilhar no Facebook