Falta de vitamina D é observada em 80% dos pacientes com Covid-19 em estudo!

Uma pesquisa publicada recentemente no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism revela que 80% dos 216 pacientes com Covid-19 em um hospital na Espanha apresentaram déficit de vitamina D.

Entre as pessoas analisadas no Hospital Universitário Marqués de Valdecilla, os homens mostraram ter níveis mais baixos da substância que, apesar do nome, é um hormônio produzido pelos rins.

1_1495046

Os especialistas observaram que as pessoas que apresentavam níveis insatisfatórios da vitamina D eram as que manifestavam sintomas mais graves do novo coronavírus.

A vitamina D controla a concentração de cálcio no sangue e também influencia no sistema imunológico, protegendo contra infecções. A deficiência dela tem sido associada a uma variedade de problemas de saúde, inclusive a Covid-19, embora mais estudos sejam necessários para comprovar essa relação.

joim13149-toc-0001-m

"Uma abordagem é identificar e tratar a deficiência de vitamina D, especialmente em indivíduos de alto risco, como idosos, pacientes com comorbidades e residentes de asilos, que são a principal população-alvo da Covid-19", disse, em nota, o coautor do estudo José L. Hernández, da Universidade de Cantabria em Santander."

Fonte: Revista Galileu



Compartilhar no Facebook