Estudo da USP faz Previsão de Quando Você vai MORRER!

O que você faria se soubesse o dia em que você vai morrer? Um estudo realizado pela USP busca desenvolver um algoritmo capaz de prever os óbitos.

Realizado pelo Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde (Labdaps), parte da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), o trabalho teve como cerne o desenvolvimento de um algoritmo, cuja tarefa era prever óbitos, dentro de um período de 5 anos, para um grupo de pessoas da terceira idade.

20190701094713_1200_675

Os resultados, que serão publicados em breve na revista acadêmica Cadernos de Saúde Pública mostram uma precisão de 70% nas previsões feitas pela máquina.

A ideia é que a curiosidade sobre a morte seja respondida, principalmente para os médicos. “Uma ferramenta dessas pode ser usada por médicos e hospitais para iniciar tratamentos preventivos, determinar prioridades de internações e realizar intervenções clínicas”, diz Alexandre Chiavegatto Filho, diretor do Labdaps e responsável pelo estudo. “Ela oferece informação que às vezes os humanos não tem para a tomada de decisões mais assertivas.”

Para fazer as previsões, a inteligência artificial do Labdaps teve de ser alimentada com dados. O sistema analisou informações do estudo Saúde, Bem Estar e Envelhecimento (Sabe), organizado pela Organização Pan-Americana da Saúde.

Essa é a primeira vez que um estudo desse tipo é realizado no Brasil. O sistema foi capaz de concluir as razões mais prováveis e detectar padrões e relações que um humano não seria capaz de elaborar. Das 118 mortes ocorridas, o sistema conseguiu prever 83 delas.

Fonte: Link Estadão



Compartilhar no Facebook