Este Suplemento Alimentar comum é Inútil, conclui enorme estudo!

Pensava-se que um dos suplementos mais comuns, os ácidos graxos ômega-3, na forma de comprimidos de óleo de fígado de bacalhau ou similar - tinham uma ampla gama de benefícios médicos. Ao longo dos anos, no entanto, as evidências para fundamentar seriamente essas alegações parecem cada vez mais evasivas.

Agora, uma nova revisão maciça liderada pelo grupo sem fins lucrativos Cochrane concluiu que eles não têm nenhum benefício para a saúde do coração.

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Há algumas ressalvas, mas este estudo, no entanto, combina muito bem com uma série de pesquisas pré-existentes e novas que sugerem que a melhor maneira de melhorar a saúde do coração é ter uma dieta rica em peixes oleosos, em vez de tomar essas cápsulas volumosas.

O respeitado grupo de pesquisa realizou uma revisão de 79 ensaios randomizados de ômega-3 de qualidade variável. No total, esses testes envolveram 112.059 pessoas de todas as origens, com vários sexos, estados de saúde e localizações geográficas, da América do Norte, Ásia, Europa e Austrália.

Em geral, eles compararam pessoas em dietas regulares àquelas tomando diariamente suplementos de ômega-3 - e, em alguns casos, peixes oleosos extras.

Parece que suprimentos adicionais de ácidos graxos não alteraram a saúde cardiovascular das pessoas. Conforme relatado pela BBC News, a equipe disse que qualquer pessoa que tomasse ômega-3 adicional teria 0,001% de chance de ver qualquer benefício desse tipo.

O único benefício veio daqueles que tomam ácido alfa-linolênico (ALA), encontrado em nozes, sementes e óleos vegetais. Mas esse benefício foi muito pequeno.

Vários especialistas em nutrição e pesquisadores cardiovasculares avaliaram o estudo e deram uma série de opiniões. Alguns salientam que isso se encaixa com pesquisas anteriores sobre dietas, em que nenhum elemento isolado tende a ter um efeito importante sobre a saúde. Outros, que explicam que dados anteriores pareciam apontar para efeitos benéficos, observam que esse estudo “um tanto surpreendente” deve ser levado a sério. Esta não é a primeira vez que os benefícios do ômega-3 foram questionados.

Há poucas evidências sólidas para sugerir que o ômega-3 aumenta seu funcionamento cognitivo ou protege contra condições neurodegenerativas, de acordo com o Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido. Há também evidências insubstanciais de que isso ajuda a aliviar a depressão ou que diminui a deterioração visual.

Evidências relacionadas à saúde do coração também mostram resultados mistos. Alguns estudos preliminares indicam que sim e, claramente, outros sugerem que isso não acontece. De fato, o interesse pelos benefícios dos peixes oleosos recheados com ômega-3 começou quando os cientistas descobriram que as pessoas esquimós, cuja dieta é rica, tinham menos ataques cardíacos e derrames.

Peixes oleosos, indubitavelmente, são ótimos. Eles são fontes profundas de proteínas e vitaminas, e ômega-3, o que certamente é bom para sua saúde: os ácidos graxos são importantes para o nosso metabolismo normal. Mas os estudos que ligam o alto consumo de peixe e muitos benefícios à saúde não podem dizer se é por causa do ômega-3, outras partes do peixe, escolhas de estilo de vida relacionadas ou uma combinação.

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Este último estudo, então, sugere que as empresas estão superestimando os benefícios do ômega-3. Coma peixe (oleoso) - é ótimo para a saúde - e vegetais ricos em ômega 3, mas não tome suplementos de ômega 3 e espere os mesmos aumentos de saúde.

Victoria Taylor, nutricionista sênior da Fundação Britânica do Coração - que também analisou esta última revisão - resumiu bem as coisas.

"Nossa mensagem é clara", explicou ela. "Ao invés de tomar suplementos para reduzir o risco de ter outro ataque cardíaco ou derrame, você deve se concentrar em uma dieta saudável, equilibrada e de estilo mediterrâneo". Compartilhe!

Fonte: IFL Science



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