Esperança para quem sofre de Enxaqueca: Ioga e Meditação!

Em um recente ensaio clínico, os pesquisadores mostraram que a redução do estresse baseada na atenção plena pode trazer benefícios reais para pessoas com enxaqueca.

A enxaqueca é uma doença neurológica que pode ser gravemente debilitante e é a segunda principal causa de incapacidade em todo o mundo.

Infelizmente, muitos pacientes com enxaqueca descontinuam os medicamentos devido à ineficácia ou aos efeitos colaterais - e muitos ainda usam opioides, apesar das recomendações contra eles para o tratamento da dor de cabeça.

Enxaqueca-ocular-o-que---e-como-contornar

“Em uma época em que os opióides ainda estão sendo usados para a enxaqueca, encontrar opções seguras não medicamentosas com benefícios de longo prazo tem implicações significativas”, disse Rebecca Erwin Wells, professora associada de neurologia da Wake Forest School of Medicine.

“Mindfulness também pode ensinar novas maneiras de responder ao estresse, um gatilho de enxaqueca comumente relatado.”

De acordo com um artigo publicado pela JAMA Internal Medicine, os pesquisadores estudaram se a redução do estresse baseada na atenção plena (MBSR) poderia melhorar os resultados da enxaqueca, a percepção da dor e as medidas de bem-estar emocional em comparação com a educação para a dor de cabeça.

No estudo, 89 adultos com histórico de enxaqueca foram aleatoriamente designados para o grupo MBSR ou grupo de educação para dor de cabeça - com treinamento ou instrução ministrada em oito sessões semanais de duas horas.

O grupo MBSR seguiu um currículo padronizado de meditação consciente e ioga. Os participantes também receberam arquivos eletrônicos de áudio para prática em casa e foram incentivados a praticar em casa 30 minutos por dia. O grupo de educação sobre dor de cabeça recebeu instruções sobre dores de cabeça, fisiopatologia, gatilhos, estresse e abordagens de tratamento.

AdobeStock_126620144-1200x799

Os participantes de ambos os grupos MBSR e educação para dor de cabeça relataram menos dias com enxaqueca. No entanto, apenas MBSR também diminuiu a incapacidade e melhorou a qualidade de vida, os escores de depressão e outras medidas que refletem o bem-estar emocional - com efeitos observados em 36 semanas. Além disso, a intensidade da dor induzida experimentalmente e o desconforto diminuíram no grupo MBSR em comparação com o grupo de educação para dor de cabeça, sugerindo uma mudança na avaliação da dor.

“Mindfulness pode tratar a enxaqueca e pode diminuir potencialmente o impacto desta condição debilitante”, diz Wells, enquanto observa: “Um estudo maior e mais definitivo é necessário para confirmar esses resultados”.

Fonte: Good News Network



Compartilhar no Facebook