Especialistas alertam: Coronavírus pode sobreviver na SOLA dos Sapatos por até 5 dias!

Uma matéria publicada pelo Daily Mail, mostrou que especialistas em doenças infecciosas, como o novo coronavírus, alertaram que o vírus pode viver nas solas do sapatos por até 5 dias. Desta forma é muito fácil ‘transportar’ o covid-19 de lugares mais movimentados, como por exemplo os supermercados, aeroportos e transportes públicos para dentro da sua casa.

shoe-soles-1261251

As solas são geralmente produzidas com materiais sintéticos e duráveis, como a borracha, couro revestidos com plásticos, o que significa que não permitem a passagem de ar, líquido ou umidade. A parte superior de um sapato, como os cadarços, pode se tornar um terreno fértil para bactérias, fungos e vírus e gotículas respiratórias, que são transportadas no ar. Uma pessoa infectada com coronavírus pode repassar o vírus para qualquer lugar.

De acordo com a reportagem do Daily Mail, os australianos estão cada vez mais atentos ao que é levado para dentro de suas casas, pois o país registrou um pico nos casos de coronavírus de 2.793 pessoas infectadas e 12 mortes.

Georgine Nanos, médica infectologista de San Diego, disse em entrevista ao Huffington Post Australia que a probabilidade de calçados com Covid-19 transportarem a doença aumenta quando ele é usado em áreas movimentadas, como escritórios, shopping centers, trens, ônibus e aeroportos.

Mary E. Schmidt, consultora de saúde do Missouri, concordou e acrescentou que o vírus pode sobreviver por até 5 dias ou mais em superfícies sintéticas. Outra especialista em saúde pública de Kansas City, Carole Winner, também defendeu a teoria dizendo que sapatos feitos com plástico também podem manter o coronavírus ativo por alguns dias.

d929a362-4a3e-41a1-9443-7ceb23e0ca09-shoes_door

As pessoas que não estão trabalhando em casa e continuam se deslocando, como por exemplo profissionais de saúde, são aconselhadas a usar um par de sapatos fora de casa e retirá-los antes de entrar em casa.

Sapatos feitos de lona, tecidos macios ou couro falso, devem ser limpos na máquina de lavar, já sapatos de couro ou botas para trabalho devem ser limpos à mão com desinfetantes. Compartilhe!

Fonte: Pais & Filhos



Compartilhar no Facebook