Especialista faz Alerta para Uso Descontrolado de Melatonina!

A melatonina é uma substância muito conhecida, principalmente pela sua função dentro do organismo humano, em que regula o sono e o sistema imunológico. No ano passado, a substância ganhou destaque por ser encontrada em farmácias de manipulação, apesar de não ser considerada oficialmente como medicamento.

Agora, os especialistas perceberam que seu consumo tem sido exagerado e resolveram apontar os riscos que pode trazer para a saúde.

melatonin--1-

Para o professor de fisiologia, José Cipolla Neto, o fato de as pessoas consumirem a substância sem prescrição médica já é um agravante. “Nos EUA tem muita gente tomando indiscriminadamente, o que é uma tragédia, e nós estamos indo para esse mesmo cenário aqui“. O professor espera que a Anvisa tome uma decisão sobre o assunto.

20644

"A questão é criar (a percepção de) que não é uma balinha e que precisa ser administrada de forma adequada. Do contrário, pode trazer consequências sérias", afirma.

Entre os riscos causados pela melatonina está a DIABETES. Segundo Cipolla Neto, a quantidade de melatonina administrada deve ser moderada durante a noite (que é o período de sono), caso contrário poderá causar resistência insulínica na pessoa durante a manhã e provocar a doença.

Uma das indicações comuns da melatonina é para idosos. O envelhecimento reduz naturalmente a produção da substância e, nesses casos, é recomendada a sua reposição. "Após certa idade, a glândula pineal reduz a produção de melatonina, às vezes até 20% do que quando jovem", afirma o médico.

No entanto, pessoas jovens vêm usando o medicamento cada vez mais cedo, em parte para combater a insônia crescente, exacerbada pela exposição prolongada a equipamentos eletrônicos. "A produção normal de melatonina só existe em condição de noite escura", explica.

sleep-texting1

Porém, a presença da luz azul em celulares e computadores sinaliza ao organismo que ainda é dia e, com isso, pode atrasar a produção do hormônio, gerando dificuldades para dormir. "A sociedade está ficando acostumada a isso, com pessoas reduzindo a produção de melatonina."

Compartilhe esse alerta com os seus amigos!

Fonte: 1 News



Compartilhar no Facebook