É Perigoso Aplicar Anestesia em Locais com Tatuagem, e Pouca Gente Sabe Disso!

Você está pensando em fazer alguma tatuagem? Se a resposta for sim, é melhor pensar bem na parte do corpo em que ela será feita, já que você passará por algumas limitações se tiver que passar por uma cirurgia, como a cesariana.

De acordo com Oscar César Pires, presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia em 2015, aplicar uma anestesia em cima de uma tatuagem faz com que a tinta entre dentro do organismo e cause sérias consequências.

tatuagem-costas

"A literatura já prova que qualquer produto aplicado na pele em que será feita a anestesia pode causar problemas. Até mesmo o antisséptico pode ser passado para a agulha e depois para o organismo, criando uma infecção", explica o especialista.

O problema de a tinta ser levada para dentro do organismo pode ser causado por qualquer tipo de injeção mas, segundo Pires, a anestesia é ainda mais preocupante porque ela é inserida no sistema nervoso central. Isso pode causar um processo inflamatório e, como consequência, a um déficit neurológico, formigamento em alguma área do corpo, diminuição da força em uma perna e até a paraplegia.

maxresdefault-1

A solução seria fazer uma anestesia geral, sem nenhuma aplicação com agulha. Além disso, seria possível fazer um corte de 0,5 centímetro na pele para que a injeção fosse aplicada diretamente na epiderme, sem passar pela tinta. De acordo com Pires, o corte seria tão pequeno que deixaria uma cicatriz mínima e praticamente irrelevante.

O anestesista reforça que é papel dos médicos esclarecer os riscos e as opções de anestesia considerando a tatuagem: “Se o médico acreditar que não tem problema aplicar uma anestesia assim, é porque ele não está atualizado”.

Fonte: Revista Galileu



Compartilhar no Facebook