Dores nas articulações das mãos e dos pés mais intensas no período da manhã nem sempre são apenas sinais de cansaço e merecem ser avaliados por um médico, já que a condição é um dos sintomas mais comuns de uma doença bastante grave: o lúpus.
O lúpus é uma doença autoimune, ou seja, causada pelo próprio sistema imunológico, atacando células tecidos e órgãos saudáveis.
Leia também: "Começou com uma dor no polegar", diz mulher que luta contra o lúpus há 12 anos
A condição ainda é bastante misteriosa e, embora ainda não seja possível determinar suas causas, sabe-se que existem alguns fatores de risco, como predisposição genética, hábitos e fatores ambientais, como tabagismo, alterações hormonais, exposição excessiva à luz solar e infecções como o vírus Epstein-Barr (EBV).
Sintomas de lúpus
Além das dores nas juntas, outros sintomas de lúpus incluem erupções cutâneas, geralmente no rosto, pulsos e mãos, coceiras, cansaço extremo, dores de cabeça, de estômago e no peito, perda de cabelo, inchaço das glândulas linfáticas, febre, falta de ar, olhos secos, convulsões, além de comprometimento da memória e depressão.
Cada paciente poderá apresentar um ou mais sintomas da doença em diferentes níveis de gravidade, fazendo com que ela seja considerada única de pessoa para pessoa.
Lúpus: diagnóstico e tratamento
Lei também: O que é o "lúpus", a doença que vitima Selena Gómez?
O diagnóstico do lúpus pode demorar, justamente por sua grande variedade de sintomas. Uma bateria de exames clínicos, portanto, será necessária para identificar a doença.
Ainda não há cura para o lúpus e o tratamento visa minimizar os sintomas. O portador deverá fazer uso de medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides, analgésicos e imunossupressores.
Fonte: Vix