Doenças Crônicas podem estar relacionadas aos Aminoácidos presentes nas CARNES!

Dietas à base de plantas têm sido populares na mídia recentemente, mas pesquisas mostram que tornar-se vegetariano ou vegano não é bom apenas para o meio ambiente, mas também para a nossa saúde. As dietas ricas em carne estão ligadas a uma série de problemas de saúde, desde doenças cardíacas e derrames até diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer. As pessoas que comem dietas ricas em carne também têm vida mais curta.

Um estudo recente nos EUA mostrou novamente que os adultos que ingerem dietas ricas em proteínas animais têm um risco aumentado de desenvolver uma ampla gama de doenças crônicas. Os autores recomendam uma dieta proteica à base de plantas para reduzir esses riscos.

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É importante ressaltar que o estudo é o primeiro a investigar como as dietas ricas em aminoácidos sulfurados afetam nossa saúde. Estes são encontrados em muitos alimentos, mas geralmente são encontrados em grandes quantidades em ovos, peixe, carne vermelha e frango.

Quando consumidos nos níveis recomendados, os aminoácidos sulfurados desempenham um papel crucial em nosso corpo. Eles ajudam nosso metabolismo, protegem as células contra danos, desenvolvem proteínas, regulam hormônios e neurotransmissores e também ajudam a manter nossos fígados saudáveis.

Mas comer muitos alimentos ricos em aminoácidos sulfurados pode ter muitos efeitos negativos para a saúde. Eles estão ligados a um risco maior de doenças cardíacas, derrame, diabetes e doença hepática gordurosa sem álcool.

E você corre um risco ainda maior se ingerir altos níveis de dois tipos específicos de aminoácidos sulfurados, cisteína e metionina, ambos encontrados em alimentos ricos em proteínas. Eles são considerados os aminoácidos mais tóxicos, embora nosso corpo precise dos dois.

Em geral, recomenda-se que os adultos consumam apenas 15 mg de aminoácidos sulfurados por quilograma de peso corporal por dia. Mas as evidências mostram que a maioria dos idosos tem dietas que excedem essas recomendações.

Pesquisadores americanos descobriram durante um estudo que o participante médio consumia 2,5 vezes os níveis recomendados de aminoácidos sulfurados. Depois de controlar o maior número possível de variáveis, como peso corporal, raça e sexo, descobriram que a ingestão de uma dieta rica em aminoácidos, especialmente cisteína e metionina, estava associada a colesterol alto, resistência à insulina e glicose no sangue - todos dos quais causam doenças cardiometabólicas, como ataques cardíacos, derrames, diabetes e doença hepática gordurosa sem álcool.

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Curiosamente, isso é verdade independentemente da ingestão geral de proteínas de uma pessoa. Isso sugere que os riscos para a saúde podem não ser apenas o consumo de proteínas, mas também a quantidade e proporção de aminoácidos sulfurados que uma pessoa come.

Como os produtos animais geralmente contêm níveis mais altos desses, os pesquisadores sugerem que uma dieta de proteínas vegetais pode ser a melhor maneira de manter o consumo de aminoácidos sulfurados mais próximo dos níveis recomendados.

O estudo também mostrou que os participantes que consumiram os níveis mais baixos de aminoácidos sulfurados apresentaram níveis significativamente mais baixos de colesterol, glicose e insulina - e menor risco geral de doenças cardiometabólicas.

Esses achados destacam a importância que os aminoácidos sulfurados têm no desenvolvimento das principais doenças crônicas. Ele também apóia a teoria de que, para uma boa saúde a longo prazo, a ingestão de aminoácidos sulfurados deve estar próxima dos requisitos mínimos - e bem abaixo dos níveis atualmente consumidos pela maioria dos adultos neste estudo.

Isso sugere que a redução da ingestão desses aminoácidos pode, em parte, explicar alguns dos benefícios à saúde observados nas dietas à base de plantas. Portanto, trocar fontes de proteínas de origem animal por fontes de plantas pode ser uma boa medida de saúde.

Pesquisas mostram que a nutrição é um componente importante na redução de nossos riscos de doenças crônicas e morte prematura. Os aminoácidos sulfurados são naturalmente mais prevalentes na carne do que nos vegetais, portanto, mudar para fontes de proteínas à base de plantas como cereais integrais, feijões, lentilhas, nozes e sementes e ingerir doses diárias recomendadas de aminoácidos sulfurados pode reduzir a probabilidade de você desenvolver doença cardíaca ou diabetes no futuro.

Fonte: MedicalXpress



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