Curta Animação explica perfeitamente "por que seu filho ainda precisa ser vacinado", mesmo se todos os outros forem!

Uma das perguntas mais comuns que você vai ouvir de alguém que não quer ser vacinado é esta: "Mas se todo mundo é vacinado, por que importa se eu não sou?"

E a resposta não é totalmente direta, porque a razão pela qual essa pessoa precisa ser vacinada e a razão pela qual não precisam, se resumem à mesma coisa - algo chamado "imunidade de rebanho".

Felizmente, o talentoso usuário do Reddit theotheredmund criou esta animação que decompõe lindamente a imunidade de rebanho em cerca de 20 segundos.

E é a coisa perfeita para compartilhar em resposta a qualquer um que já tenha perguntado novamente por que eles ou seus filhos precisam ser vacinados.

A resposta curta: não é sobre você, é sobre pessoas vulneráveis que não podem ser vacinadas, como bebês recém-nascidos ou pessoas passando por quimioterapia.

content-1488280999-animation-7

Na animação acima, o vermelho é um patógeno invasor, e você pode ver que quanto mais pessoas são vacinadas contra ele em uma comunidade, mais difícil é se espalhar e se firmar em primeiro lugar.

Mas assim que as taxas de vacinação caem abaixo de cerca de 90%, o patógeno corre solto. É por isso que é tão importante que todos aqueles que podem ser vacinados receberem a vacina.

A imunidade do rebanho é basicamente a ideia de que, se pessoas suficientes forem imunizadas contra uma doença, elas criarão proteção para todos que não forem vacinados.

Mais importante, eles criarão proteção para as pessoas que não podem ser vacinadas, como bebês muito jovens e pessoas imunocomprometidas, como as pessoas com HIV ou aquelas que passam pela quimioterapia.

"Você pode ver na imagem, baixos níveis de vacinação levam a todos ficarem infectados", explica theotheredmund. "Níveis médios retardam a progressão da doença, mas eles não oferecem proteção robusta aos não vacinados. Mas uma vez que você lê um nível suficientemente alto de vacinação, a doença fica efetivamente bloqueada. "Não pode se espalhar rápido o suficiente porque ela encontra muitos indivíduos vacinados e, portanto, a maioria da população (mesmo as pessoas não vacinadas) está protegida”.

imunidade-protecao-virus-bacterias-toxinas-celulas-cancerigenas

Mas se todos que leem algo negativo sobre vacinas on-line também decidirem não se vacinar e lucrar com essa imunidade de rebanho, então não haverá pessoas suficientes imunizadas em uma comunidade para manter alguém seguro.

A imunidade do rebanho é algo que afeta todos nós, mas que muito poucas pessoas entendem - espero que essa animação mude isso.

Então, sim, importa que você seja vacinado. Compartilhe!

Fonte: Science Alert



Compartilhar no Facebook