Covid-19 e a Perda de Olfato. Saiba como fazer o "TESTE da Jujuba" em Casa!

Embora a febre, tosse e falta de ar sejam os principais sinais da contração da Covid-19, uma análise recente de casos mais leves na Coreia do Sul descobriu que o principal sintoma presente em 30% dos pacientes era a perda do olfato. Na Alemanha, dois em cada três casos confirmados apresentaram anosmia.

Em casos leves a moderados de Covid-19, a perda de olfato e, consequentemente, do paladar, está a emergir como um dos sinais iniciais da doença.

anosmia-tratamentos

"O que é chamado anosmia, que basicamente significa perda de olfato, parece ser um sintoma que vários pacientes desenvolveram", disse o correspondente médico da CNN, Sanjay Gupta, à pivô da CNN Alisyn Camerota*. "Pode estar relacionado à perda do paladar, à perda do apetite, não temos certeza - mas é algo que se deve observar", disse Gupta. "Às vezes, esses sintomas iniciais não são os clássicos".

Embora você não consiga visitar um médico, existem testes para fazer em casa que você pode usar para determinar se está com perda de olfato, de acordo com especialistas.

"Teste da jujuba"

jelly-bean-feature

  • “Você pega uma jujuba em uma mão e, com a outra, aperta o nariz com força para não ter fluxo de ar”, explicou. “Você coloca a jujuba na boca e mastiga. Digamos que seja uma jujuba com sabor de frutas: se você sentir o azedinho mais a doçura da jujuba, saberá que tem um gosto funcional.”

step02picture

  • Uma vez que a jujuba está na sua boca e você ainda está mastigando, você libera o nariz, de acordo com Munger, que explicou: "Se você tem um olfato, de repente fica com todos os odores".

De acordo com Munger, é "realmente um tipo de resposta muito dramática, rápida, 'Uau'"

"Então, se você pode passar de doce e azedo a sabor intenso e saber qual é o sabor", disse Munger, "seu senso de olfato provavelmente está em muito boa forma".

O nome científico desse processo é olfação retro nasal, onde os odores fluem da parte de trás da boca até a faringe nasal e entram na cavidade nasal.

Mas e se você não tiver uma jujuba? Você também pode usar outros alimentos, disse o especialista em ouvido, nariz e garganta Dr. Erich Voigt, diretor da divisão de otorrinolaringologia do sono da NYU Langone Health.

"O sentido do cheiro puro seria se você pudesse cheirar uma substância específica que não está estimulando outros nervos", disse Voigt. "Portanto, alguns exemplos disso seriam se você pode sentir o cheiro de café moído ou de café, ou se você sente o cheiro de alguém descascando uma laranja. Esse é o sentido do cheiro"

"Mas é preciso ter cuidado, porque é fácil pensar que você está usando o olfato quando não está", disse Voigt.

"Então, por exemplo, soluções de amônia ou de limpeza, elas estimulam o nervo trigêmeo, que é um nervo irritante", disse ele. "E assim as pessoas pensam: 'Oh, eu posso cheirar Clorox, posso cheirar amônia, o que significa que posso cheirar.' Mas não, isso não está correto. Eles não estão realmente cheirando, estão usando o nervo trigêmeo".

Fonte: Kake.com



Compartilhar no Facebook