A OMS (Organização Mundial da Saúde) acaba de declarar pandemia para o coronavírus. Até então, para a OMS tratava-se de uma epidemia. O que significa essa mudança?
“É uma pandemia”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus na conferência de imprensa em Genebra sobre o coronavírus. Em teoria, o termo indica que a contaminação pela doença se tornou global, é mortal e afeta um grande número de pessoas ao mesmo tempo.
Mas não é de agora que o vírus foi detectado em todos os continentes, porém a OMS talvez tenha “demorado” a declarar pandemia pois a contaminação parecia ser suficientemente controlável ou, o seu alcance global estava sendo aparentemente relativizado, como dissemos aqui:
A OMS avaliou que o Covid-19 pode ser caracterizado como uma pandemia. Nunca vimos uma pandemia de coronavírus, este é o primeiro. Mas nunca vimos sequer uma pandemia que possa, ao mesmo tempo, ser controlada”, explica Ghebreyesus.
Iniciada em Wuhan, na China, o coronavírus tem quase 120.000 infectados, mais de 4.000 mortos, dos quais 600 na Itália. A declaração da OMS significa que a partir de agora, os Estados terão que cumprir as medidas impostas pela Organização Mundial da Saúde.
“Estamos profundamente preocupados com os níveis alarmantes de difusão e gravidade e com os níveis alarmantes de falta de ação. O termo ‘pandemia’ não deve ser usado com superficialidade ou levemente. É um termo que, se usado incorretamente, pode causar pânico irracional ou conformismo injustificado, como se a luta tivesse terminada, causando sofrimento e mortes evitáveis. Somos gratos pelas medidas que estão sendo tomadas no Irã, na Itália e na Coréia para diminuir a velocidade do vírus e conter epidemias. Sabemos – disse ele – que essas medidas têm um forte impacto na sociedade e nas economias, como aconteceu na China”, afirmou o diretor.
O que mudará de fato da transição da epidemia para a pandemia?
Agora, a OMS poderá emitir diretrizes e enviar equipes aos países mais afetados sempre com respeito à soberania. Isso já foi feito na China, Itália e no Irã. Quem declarou que a epidemia do coronavírus se tornou pandemia foi o diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, depois de avaliar a curva crescente do vírus em toda a Europa, mas também na América.
“Há países que não estão fazendo de tudo para conter a epidemia“, alertou um Ghereyesus alguns dias atrás.
Daí a decisão de tomar medidas drásticas para conter o vírus!
Fonte: Green Me