Confirmado: Mulheres que Bebem CAFÉ são mais Magras!

Eu sei que estamos passando por tempos em que as boas notícias parecem escassas. Em meio a uma pandemia, é normal se sentir um pouco de desânimo e preocupação. Mas isso não quer dizer que não existem boas notícias. E quando ela vem acompanhada de um bom café, melhor ainda! Principalmente para quem deseja emagrecer e que gosta de beber café.

No caso, hoje, as mulheres é que podem ficar felizes. Uma pesquisa recente afirma que beber café de forma frequente está associado a menor gordura corporal, inclusive na região abdominal! É isso aí, beber café e emagrecer!

unnamed--1-

Pesquisadores da Anglia Ruskin University, no Reino Unido, analisaram os dados de uma pesquisa americana, a Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição, organizada pelo Centro de Controle de Doenças (CDC). Eles usaram as informações para entender a relação entre os níveis de gordura corporal e o consumo de café.

Eles divulgaram os resultados no periódico The Journal of Nutrition. As descobertas mostraram que, de uma forma geral, mulheres em qualquer idade que consomem 2 ou 3 xícaras de café por dia tem níveis de gordura 2,8% menor do que as que não bebem café.

Separando-as por grupos de acordo com suas idades, concluiu-se também que:

  • mulheres entre 20 e 44 anos que bebiam 2 ou 3 xícaras de café por dia apresentavam os níveis mais baixos de adiposidade, que era em média 3,4% menor do que aquelas que não bebem café;

  • mulheres com idade entre 45 e 69 anos que bebem 4 xícaras ou mais de café por dia, por sua vez, apresentaram 4,1% a menos de gordura corporal do que as não bebedoras.

Os resultados foram parecidos até no caso de cafés sem cafeína, o que levou os pesquisadores a acreditarem que há outros compostos no café envolvidos no benefício.

“Nossa pesquisa sugere que pode haver compostos bioativos no café, além da cafeína, que regulam o peso e que podem ser potencialmente usados como compostos antiobesidade".

"Pode ser que o café, ou seus ingredientes eficazes, possa ser integrado a uma estratégia de dieta saudável para reduzir a carga de condições crônicas relacionadas à epidemia de obesidade”, comenta o Dr. Lee Smith, principal autor do estudo.

Os homens também podem ser beneficiar

coffee27149701920-61f49e6adad53ff0bb4a2391854c7758-600x400

A pesquisa avaliou também os homens. Os resultados não foram tão significativos quanto nas mulheres, mas ainda assim foi possível notar uma adiposidade menor entre os amantes de café.

Os dados mostraram que os homens entre 20 a 44 anos que bebiam duas ou três xícaras por dia apresentavam 1,3% menos gordura total e 1,8% menos gordura no tronco do que aqueles que não consumiam café. Não é algo tão contundente, mas é algo a se lembrar na próxima vez em que você estiver saboreando o seu cafezinho!

Outros benefícios do café

Muitos ainda têm dúvidas sobre o potencial do café, mas o que as pesquisas mais recentes têm demonstrado é que a bebida tem vários benefícios para a saúde – além, é claro, de lhe garantir aquela energia extra.

Dentre as utilidades dessa maravilha estão proteção hepática, prevenção de diabetes, proteção contra vários tipos de câncer e melhora da função cognitiva e do coração. Mas é bom lembrar que estamos falando de CAFÉS DE BOA QUALIDADE, de preferência ORGÂNICOS.

Lembre-se ainda de não o adoçar com açúcar ou adoçantes químicos, pois ambos os casos vão acabar lhe trazendo prejuízos à saúde. As únicas opções recomendáveis são adoçantes naturais, como stevia ou taumatina.

Mas quando você tomar um café de qualidade, vai perceber que ele nem precisava de nada disso. Hora do cafezinho! Supersaúde!

Referências bibliográficas:

Lee Smith, Lin Yang, Shengxu Li, Shahrokh F Shariat, Thomas Waldhoer, Tianlin Xu, Yunan Han, Mohammad Abufaraj, Qinran Liu, Chao Cao. Regular Coffee Consumption Is Associated with Lower Regional Adiposity Measured by DXA among US Women. The Journal of Nutrition, 2020; DOI: 10.1093/jn/nxaa121
https://www.drrondo.com/5-beneficios-do-cafe-que-voce-ainda-nao-conhecia/
https://www.drrondo.com/acucar-industrializado-ou-stevia/
https://www.drrondo.com/taumatina-o-adocante-natural-esquecido/

Fonte: Dr. Rondó



Compartilhar no Facebook