Como usar Manteiga de Cacau em Tratamentos de Beleza e Saúde!

A manteiga de cacau é a gordura comestível natural da semente de cacau e tem apenas um leve sabor e aroma de cacau. Ela é uma das gorduras mais estáveis, contendo antioxidantes naturais que evitam que ela se torne rançosa, permitindo sua armazenagem por um prazo de 2 a 5 anos.

cacau_pesquisa

É usada por sua textura suave em vários alimentos, incluindo o chocolate, assim como em sabões e cosméticos, principalmente no tratamento de lábios ressecados.

61hm5UnRB8L.SX522

É formada por cerca de 96,6% de triglicéridos (são constituídos por uma molécula de glicerol unida a 3 ácidos gordos ou graxos). Três principais ácidos graxos são encontrados na composição da manteiga de cacau: ácido palmítico (C16:0), ácido esteárico (C18:0) e ácido oleico (C18:1).

Tratar a pele

A manteiga de cacau pura é um excelente hidratante da pele, sendo uma grande fonte de antioxidantes naturais, e seus polifenóis ajudam a diminuir sinais de envelhecimento. Também é benéfica na recuperação de queimaduras e acne. Produtos naturais hidratantes ainda têm menos chances de causar irritação em peles sensíveis.

Como-preparar-um-creme-de-manteiga-de-cacau-e-vitamina-E-para-hidratar-as-m-os-500x306

Para fazer um hidratante para a pele, misture a manteiga de cacau derretida com outros óleos vegetais, como o óleo de coco, de rícino ou de jojoba, por exemplo.

Hidratação profunda dos cabelos

como-evitar-a-queda-capilar-em-10-dicas-10

Para hidratar profundamente os cabelos e o couro cabeludo, derreta a manteiga de cacau em banho maria (você pode fazer uma mistura de óleos, como de amêndoas ou de coco) e aplique nos cabelos mecha a mecha, deixando por pelo menos 1 hora antes de lavar.

Quem tem cabelos castanhos ou pretos pode adicionar um pouco de cacau em pó à manteiga de cacau derretida para um banho de brilho.

Tratar lábios rachados

confira-outras-formas-de-usar-a-manteiga-de-cacau_806829

Uma das maneiras mais conhecidas de usar manteiga de cacau é nos lábios, especialmente em lip balms caseiros. Misture com algumas gotinhas de óleo essencial, como baunilha, laranja ou hortelã para prevenir ou tratar lábios rachados.

Barbear

PFTKPS

Derreta uma pequena quantidade de manteiga de cacau picada em um pouco água morna e espalhe pelo rosto antes de se barbear, facilitando o processo e hidratando a pele.

Tratamentos naturais são sempre a melhor opção! Experimente essas dicas! Você vai adorar e sua saúde agradece!

Fonte: Veggi & Tal



Compartilhar no Facebook