Como melhorar seus níveis de Melatonina!

Ler até dormir ou enviar mensagens de texto até altas horas da madrugada pode aumentar o risco de ter câncer? Com certeza. Expor-se à luz artificial durante a noite impede que o seu corpo produza um hormônio importante chamado melatonina.

A melatonina atua na prevenção do câncer, fortalecendo o sistema imunológico, e pode até mesmo desacelerar o envelhecimento celular; na verdade, ela já foi assunto de pesquisas pré-clínicas em mais de 100 aplicações de doenças diferentes. Ela é o "super-herói noturno" do seu corpo, e a luz é seu inimigo número 1!

noticia-dddd

Nos últimos 100 anos, aproximadamente, o mundo desenvolvido vem realizando um experimento ilimitado consigo mesmo, estendendo os dias e encurtando as noites, em um esforço para tornar-se uma sociedade de produção contínua, 24 horas por dia.

Mas a poluição luminosa gerada pelas tecnologias modernas está impondo um alto preço biológico para os seres humanos e para outras formas de vida no planeta.

Por mais de 200.000 anos, os humanos e outras formas de vida aprimoraram órgãos que aproveitavam as dicas ambientais. Desenvolvemos um relógio biológico controlado pelos ciclos de luz e escuridão da Terra.

A iluminação artificial atrapalha o seu relógio biológico e a produção de melatonina, causando efeitos indesejados à sua saúde. Na verdade "a luz pode estar matando você".

Os sólidos benefícios da melatonina à saúde

O hormônio melatonina produz diversos benefícios para a saúde em termos de sistema imunológico. É um potente antioxidante e eliminador de radicais livres que ajuda a combater as inflamações. De fato, a melatonina é tão essencial ao seu sistema imunológico que a falta dela causa a atrofia da glândula timo, um componente-chave do sistema também. A melatonina pode até mesmo exercer a função de desacelerar o envelhecimento do seu cérebro.

13391346_484638531734614_90244601_n

Além de ajudá-lo a adormecer e oferecer uma sensação geral de conforto e bem-estar, a melatonina mostrou ter um conjunto incrível de benefícios contra o câncer.

A melatonina inibe a proliferação de diversos tipos de células cancerígenas e ainda aciona a apoptose (autodestruição) dessas células. O hormônio também interfere no fornecimento de sangue novo que os tumores exigem para seu crescimento rápido (angiogênese). A melatonina pode melhorar a eficácia e reduzir a toxicidade da quimioterapia aplicada ao câncer.

Como melhorar seus níveis de melatonina

Dois fatores comuns de interferência ambiental que podem prejudicar o sono são a poluição luminosa e a temperatura. As seguintes sugestões podem melhorar a qualidade do seu sono e ajudá-lo a otimizar sua produção de melatonina.

  • Evite assistir TV ou usar o computador à noite, pelo menos cerca de uma hora antes de ir para a cama. Esses aparelhos emitem uma luz azul, que engana seu cérebro, fazendo com que ele pense que ainda é dia. Geralmente, seu cérebro começa a secretar a melatonina entre 21h e 22h, e esses aparelhos emitem uma luz que pode conter esse processo.

  • Certifique-se de expor-se ao sol FORTE regularmente. Em termos gerais, sua glândula pineal produz melatonina ao considerar o contraste da exposição ao sol forte durante o dia e a total escuridão à noite. Se você fica no escuro durante todo o dia, ela não consegue perceber a diferença e não irá melhorar sua produção de melatonina.

tumblr_n4gne5lX6x1r2dg60o1_500

  • Durma na escuridão total, ou o mais próximo possível disso. Mesmo a mínima quantidade de luz no quarto pode atrapalhar seu relógio biológico e a produção de melatonina da sua glândula pineal. Até mesmo o ínfimo brilho do rádio-relógio pode interferir no seu sono, então tape seu rádio à noite ou livre-se dele. Coloque todos os aparelhos elétricos a pelo menos 90 cm da sua cama. Sugerimos cobrir as janelas com cortinas normais ou blecaute.

  • Instale uma lâmpada de baixa potência e de luz amarela, laranja ou vermelha se precisar de uma fonte de iluminação para orientação à noite. A luz nessas frequências não interrompe a produção de melatonina da mesma forma que a luz das frequências branca e azul. As lâmpadas de sal são práticas para essa finalidade.

  • Mantenha a temperatura do seu quarto em até 21 graus Celsius. Várias pessoas mantêm suas casas bem quentes (principalmente os quartos do andar superior). Os estudos mostram que a temperatura ambiente ideal para o sono é entre 15 e 20 graus.

  • Tome um banho quente 90 a 120 minutos antes da hora de dormir. Isso aumenta a temperatura corporal interna e, quando você sai do banho, ela cai repentinamente, indicando que seu corpo está pronto para dormir.

  • Evite usar alarmes altos. Ser acordado com susto toda manhã pode ser muito estressante. Se você estiver dormindo o suficiente, com regularidade, talvez nem precise de um despertador.

  • Tome um pouco de sol pela manhã, se possível. Seu sistema circadiano precisa de luz forte para ser reiniciado. Dez a 15 minutos de luz solar pela manhã são capazes de enviar uma mensagem forte ao seu relógio interno de que o dia chegou, reduzindo as chances de confusão com os sinais de luz mais fracos durante a noite. É necessária mais exposição à luz solar à medida que você envelhece.

  • Fique atento aos campos eletromagnéticos no seu quarto. Eles podem atrapalhar sua glândula pineal e a produção de melatonina, e podem ter outros efeitos biológicos negativos também.

Você deve compensar com suplemento de melatonina?

A atual pesquisa científica indica que a deficiência de melatonina pode surgir juntamente com alguns prejuízos biológicos importantes, como níveis mais altos de inflamação, um sistema imunológico enfraquecido e maior risco de contrair câncer.

Uma das maneiras mais seguras de comprometer a produção natural de melatonina do seu corpo é através da exposição à luz artificial à noite — mesmo que por um curto período. Diversos estudos revelaram que os trabalhadores noturnos têm índices mais altos de câncer, principalmente câncer de mama.

A suplementação pode ser benéfica, porém fazer com que o seu corpo produza sua própria melatonina é MUITO mais benéfico e menos caro com certeza. Dessa forma, você obterá a dosagem "perfeita" de melatonina para você, a dose ideal, nem muito, nem pouco, pois o seu corpo usará importantes ciclos de feedback para ajustar a dose com precisão.

c6663d2aaf7b9d72f6a6ea60ef883ec8

Se, por algum motivo, você não puder aumentar a produção de melatonina naturalmente, conforme descrito acima, então você poderá considerar o uso de suplementos, porém ainda seria interessante seguir a lista de sugestões.

Estudos científicos mostraram que a melatonina ajuda as pessoas a adormecer mais rapidamente e a seguir dormindo, a sofrer menos inquietação e a evitar a fadiga diurna. Lembre-se de que é necessária apenas uma mínima dose — normalmente, 0,25 mg ou 0,5 mg para começar, podendo ajustá-la a partir disso.

ATENÇÃO: A ingestão de doses mais altas, como 3 mg, pode, às vezes, deixar você mais acordado do que com sono, então ajuste sua dose com cuidado.

Compartilhe!

Fonte: Mercola



Compartilhar no Facebook