Como Criar Nova Ecologia Intestinal para Perder Peso!

Sempre que entra o Ano Novo é a mesma coisa: a resolução nº 1 das pessoas é perder peso. E você sabia que só vai conseguir isso se melhorar a saúde do seu trato gástrico intestinal? Aliás, melhorar a sua ecologia intestinal é muito mais do que melhorar seus hábitos intestinais.

O equilíbrio da sua flora intestinal é um dos aspectos mais importantes da sua vida, incluindo redução de riscos de câncer, síndrome metabólica, depressão e diabetes tipo 2.

abdomen_inchado

Segundo Hipócrates, o pai da medicina “Todas as doenças começam no intestino”. E isso, também era afirmado pelos chineses antigos.

Quanto mais conhecimentos nós temos, mais entendemos essa real importância do trato gastrointestinal, que é crucial na saúde e na doença, além de agir como um segundo cérebro.

Portanto, se você quer realmente dias melhores, atingir seus objetivos de perda de peso, condicionamento, saúde e bem estar, esse é o ponto.

Modificando a sua ecologia intestinal você recupera:

1. Seu sistema imunológico: 80% dos receptores imunológicos estão no intestino, que quando há presença de bactérias ruins de invasores estranhos, agressores celulares e pró-inflamatórios, nocauteiam o sistema imunológico.

cms-image-000554314

2. Ação anti-inflamatória: com agressores (bactérias ruins), você apresenta inflamações crônicas, de baixa intensidade (silenciosa) que ativam o processo inflamatório, causando inflamação sistêmica. Como sabemos, ela está ligada a doenças serias, como degeneração neurológica, diabetes tipo 2, doença cardiovascular etc.

3. Cerca de 90% da serotonina é produzida no intestino. O desequilíbrio de ecologia intestinal, portanto, causa alteração do seu humor, emoções, alergias e ansiedade.

4. Sua capacidade de assimilar nutrientes, pois as bactérias boas têm papel importante na extração de nutrientes doa alimentos, sem o qual você não aproveita o que ingere.

Sucesso em perder peso = melhorar ecologia intestinal

Essa comunidade de bactérias residentes no seu trato gastrointestinal são as responsáveis pela sua habilidade de perder peso.

As bactérias que residem no seu intestino e ajudam a extrair energia dos alimentos que você come são influenciadas pelo tipo de alimento que você escolhe.

Dietas ricas em açúcar e alimentos processados podem reduzir a diversidade da flora intestinal e a sua saúde de modo geral.

Conforme você muda seus hábitos alimentares, isso pode alterar a diversidade da sua ecologia intestinal e afetar as respostas do seu corpo para dietas e intervenções nutricionais.

Como melhorar a flora intestinal

  • Alimentos fermentados são o modo mais barato, melhor e mais fácil de promover um impacto significante no seu trato intestinal. Produtos de leite fermentado contêm galacto-oligossacarídeos (carboidrato não digerível) que agem como probióticos e aminoácidos essenciais. Contêm ainda enzimas do complexo B e CLA.

Kefir

  • Fibras insolúveis, importantes no desenvolvimento das bactérias do seu intestino, além de desacelerarem a digestão dando a sensação de saciedade por longos períodos.

  • Probióticos, que aumentam a diversidade da ecologia intestinal, promovendo seu crescimento e multiplicação.

Referências bibliográficas:

  • The Guardian, December 31, 2015
  • Enterotypes of Humam Gut Microbiome, Nature. May 12, 02011:473(7346); 174-80
  • Human Microbiome Project, National Institutes of Health
  • Neurogastroenterology. March 2011: 23(3); 255
  • Nutraingredients.com Sept 12, 2010
  • Proceedings of the National Academy of Sciences. Sept 7, 2010

Fonte: Dr. Rondó



Compartilhar no Facebook