Comer QUEIJO todos os dias pode PROTEGER seus Vasos Sanguíneos dos Danos causados ​​pelo Excesso de SAL!

Amantes de queijo, alegrem-se. antioxidantes naturalmente encontrados no queijo podem ajudar a proteger os vasos sanguíneos dos danos causados por altos níveis de sal na dieta, de acordo com um novo estudo da Penn State.

Enquanto todos nós precisamos consumir um pouco de sal para manter nosso corpo funcionando, muito pode levar a pressão alta, doenças cardíacas, derrames e até demência.

0_Sliced-cheese-on-chopping-board

Em um mundo cheio de fast food e refeições processadas, evitar sal pode ser complicado, mas novas pesquisas sugerem que comer laticínios pode ajudar a neutralizar seus efeitos.

"Estudos mostraram que pessoas que consomem o número recomendado de porções de leite por dia geralmente têm pressão arterial mais baixa e melhor saúde cardiovascular em geral", disse Lacy Alexander, professora de cinesiologia da Penn State e coautora de um novo estudo publicado no Journal of Nutrition. "Queríamos examinar essas conexões mais de perto, além de explorar alguns dos mecanismos precisos pelos quais o queijo, um produto lácteo, pode afetar a saúde do coração".

Os pesquisadores recrutaram 11 pessoas com pressão arterial sensível ao sal e pediram que seguissem quatro dietas diferentes durante oito dias por vez. Estes eram com baixo teor de sal e sem laticínios, com pouco sal e alto teor de queijo, com alto teor de sal e sem leite e, finalmente, alto teor de sal com amplo queijo. As dietas com baixo teor de sal incluíam 1.500 miligramas de sal por dia, enquanto as dietas com alto teor de sal incorporavam 5.500 mg. Atualmente, a American Heart Association recomenda não consumir mais de 2.300 mg por dia, mas recomenda manter abaixo de 1.500 mg. Ao seguir as dietas que incluíam queijo, os participantes ingeriram o equivalente a quatro porções (170 gramas) e consumiram uma variedade de tipos de queijo.

Após a conclusão do estudo, os pesquisadores avaliaram a função dos vasos sanguíneos de seus voluntários. Para fazer isso, eles injetaram uma pequena quantidade de acetilcolina, o que faz os vasos sanguíneos relaxarem sob a pele. Eles descobriram que, após seguir a dieta rica em sal e sem laticínios, os vasos sanguíneos dos participantes lutaram para relaxar, sugerindo que a ingestão de sal estava prejudicando a função dos vasos sanguíneos.

cheese-is-good-for-your-heart

No entanto, depois que os voluntários consumiram a dieta com alto teor de sal e queijo, essa mudança não foi observada, sugerindo que o queijo teve algum tipo de efeito protetor, apesar de o queijo poder conter alto teor de sal.

Atualmente, não está claro exatamente o que pode estar causando esse efeito protetor, mas os pesquisadores pensam que isso pode estar relacionado aos antioxidantes encontrados no queijo.

"Há evidências científicas de que os nutrientes à base de laticínios, especificamente peptídeos gerados durante a digestão de proteínas lácteas, têm propriedades antioxidantes benéficas, o que significa que eles têm a capacidade de eliminar essas moléculas oxidantes e, assim, proteger contra seus efeitos fisiológicos prejudiciais", disse o líder do estudo, Billie Alba.

No entanto, antes de começar a saborear alimentos salgados com um queijo ao lado, pensando que você está sendo saudável, há algumas ressalvas a serem observadas. Primeiro, o estudo envolveu apenas 11 pessoas, o que não é muito, portanto as conclusões precisam ser replicadas em uma escala muito maior. Segundo, não importa a quantidade de laticínios que você consome, é melhor manter a ingestão de sal agradável e baixa nas 1.500 mg recomendadas por dia. E, embora o queijo seja delicioso e uma ótima fonte de cálcio, pode ser rico em gordura e sal saturados.

default-1568812696-cover-image

Essencialmente, precisamos de mais pesquisas para tirar conclusões concretas com confiança. Por enquanto, é uma boa idéia minimizar a ingestão de sal, mas comer queijo com moderação certamente não vai doer e pode até ajudar a manter os vasos sanguíneos em boa saúde.

Fonte: IFL Science



Compartilhar no Facebook