Colesterol BAIXO pode Aumentar o Risco de Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico!

As diretrizes atuais recomendam a redução do colesterol para redução do risco de doença cardíaca. Novas descobertas indicam que, se o colesterol cair demais, pode aumentar o risco de derrame hemorrágico, de acordo com pesquisadores.

Durante um período de 9 anos, um estudo liderado pela Penn State examinou a relação entre colesterol de lipoproteína de baixa densidade - LDL, comumente conhecido como colesterol "ruim" - e derrame hemorrágico. Este tipo de derrame ocorre quando um vaso sanguíneo irrompe no cérebro.

health-wellness_body-mind-spirit_heart_cholesterol-can-it-go-too-low_2872-2154_85136617-600x450

Os pesquisadores descobriram que os participantes com níveis de colesterol LDL abaixo de 70 mg/dL tinham um risco maior de acidente vascular cerebral hemorrágico.

Xiang Gao, professor associado de ciências nutricionais e diretor do Laboratório de Epidemiologia Nutricional da Penn State, disse que os resultados podem ajudar a refinar e personalizar as recomendações para níveis ideais de colesterol alvo.

"Como acontece com muitas coisas na nutrição, a moderação e o equilíbrio são fundamentais na decisão do nível ideal de colesterol LDL", disse Gao. "Você não pode ir para nenhum dos dois extremos - muito alto ou muito baixo. E se você está sob alto risco de AVC hemorrágico devido a histórico familiar ou fatores de risco como pressão alta e consumo excessivo de álcool, você pode querer ter um cuidado extra com os níveis de colesterol LDL ".

De acordo com os pesquisadores, o colesterol LDL baixo é recomendado como uma maneira de reduzir o risco de um ataque cardíaco ou derrame isquêmico - este último quando um vaso sangüíneo no cérebro fica bloqueado por um coágulo. Mas pesquisas anteriores sugeriram uma ligação entre níveis muito baixos de colesterol LDL e derrame hemorrágico.

Stroke-400x300

O estudo incluiu 96.043 participantes sem histórico de acidente vascular cerebral, ataque cardíaco ou câncer, quando o estudo começou. Os níveis de colesterol LDL foram medidos quando o estudo começou e anualmente a partir de nove anos. Incidentes relatados de AVC hemorrágico foram confirmados por registros médicos.

Os pesquisadores descobriram que os participantes que tinham níveis de colesterol LDL entre 70 e 99 mg/dL tinham um risco semelhante de AVC hemorrágico. Mas, quando os níveis de colesterol LDL caíram abaixo de 70 mg/dL, o risco de derrame hemorrágico aumentou significativamente.

Por exemplo, o risco aumentou em 169% para participantes com níveis de LDL menores que 50mg/dL em relação àqueles com níveis de LDL entre 70 e 99 mg/dL. Esses achados foram consistentes após o controle de idade, sexo, pressão arterial e medicação.

high-cholesterol-e1539636457884

"Tradicionalmente, um nível de colesterol LDL de mais de 100 mg/dL foi considerado ideal para a população em geral e menor em indivíduos com risco elevado de doença cardíaca", disse Gao. "Nós observamos que o risco de AVC hemorrágico aumentou em indivíduos com níveis de colesterol LDL abaixo de 70 mg/dL. Essa observação, se confirmada, tem implicações importantes para os alvos do tratamento".

Fonte: MedicalXpress



Compartilhar no Facebook