Cientistas descobrem Microplásticos em Frutas e Legumes. Veja quais são os piores!

Microplásticos são uma séria preocupação para ativistas ambientais quando se trata do acúmulo do material em rios, mares e oceanos. Agora, uma nova pesquisa realizada na Itália também aponta para a contaminação de frutas, legumes e hortaliças por conta dos minúsculos produtos derivados do petróleo.

micropl-stico-752x440

Segundo o estudo publicado no periódico científico "Environmental Research", pequenas partículas de plástico foram encontradas em alimentos como alface, brócolis, batata e pêra. Para os pesquisadores, a causa possivelmente está relacionada à chuva absorvida pelo solo das plantações analisadas.

Como detalhado pela BBC News, os microplásticos presentes principalmente nos oceanos sobem até as nuvens junto à água evaporada, são precipitados e, em seguida, sugados pelas raízes das plantas.

Os cientistas também descobriram que frutas apresentam um nível mais alto de contaminação do que outros vegetais. Eles acham que isso pode acontecer porque as árvores frutíferas são mais antigas e têm raízes maiores e mais profundas. Contudo, cenouras se mostraram altamente contaminadas pelos microplásticos junto às maçãs, também campeãs no quesito vítimas da poluição.

36c075fb34b6e5cc22ff07bbf79c0250

Outro estudo publicado na Nature Sustainability e produzido por pesquisadores da China e da Holanda mostrou que os microplásticos podem ser absorvidos pelas raízes de alface e de trigo e transportados para as partes comestíveis de cada planta.

Por outro lado (mas não menos preocupante), os responsáveis pela pesquisa disseram que os níveis de microplásticos encontrados em frutas e legumes são ainda inferiores aos descobertos na água de uma garrafa plástica!

Fonte: Hypeness



Compartilhar no Facebook