Cientistas criam Exame de Sangue para detectar 8 Tipos de Câncer!

Uma equipe internacional de cientistas desenvolveu um exame de sangue não invasivo que pode detectar de forma precoce 8 tipos comuns de câncer, segundo um artigo publicado recentemente na revista “Science”.

A descrição deste exame, baseado em uma análise combinada de DNA e proteínas, é o resultado do trabalho de uma equipe liderada por Joshua Cohen, do Centro Ludwig de Pesquisa do Câncer, na Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore (Estados Unidos).

843419222

O diagnóstico de câncer antes que haja metástases é uma das chaves para reduzir as mortes por esta doença no futuro, afirma a “Science”.

A princípio, este novo método de diagnóstico foi elaborado para detectar o câncer de ovário, fígado, estômago, pâncreas, esôfago, colorretal, pulmão e mama.

O CancerSEEK, como foi denominado este exame, analisa mutações em 16 genes que estão vinculadas a diferentes tumores, bem como 10 biomarcadores de proteínas que circulam no sangue.

59d775079965bDetecting-a-Heart-Attack

Os pesquisadores estudaram um total de 1.005 pacientes que tinham sido diagnosticados com oito tipos comuns de câncer pré-metastático – estes foram diagnosticados com base nos sintomas da doença. No trabalho também está incluído o estudo de 850 indivíduos sadios.

Assim, os cientistas conseguiram fazer com que este teste detectasse câncer com uma sensibilidade de 69% a 98% – dependendo do tipo de tumor – nestes mais de mil pacientes.

Além disso, constataram que a probabilidade de uma pessoa saudável receber um resultado positivo falso “é muito baixa”.

Para os responsáveis por este trabalho, o objetivo final do CancerSEEK é detectar o câncer ainda antes que a doença seja sintomática.

Os cientistas estimam que o custo deste exame de sangue único pode ser inferior a US$ 500 dólares (R$ 1.600), o que representa uma quantia comparável ou menor que alguns dos exames atuais, como a colonoscopia para o câncer de intestino.

Compartilhe essa excelente novidade com os seus amigos!

Fonte: Exame.com



Compartilhar no Facebook