Cenas de "Os Incríveis 2" podem desencadear crises de Epilepsia, alerta Disney!

Algumas cenas do novo filme de animação da Disney, "Os Incríveis 2", podem desencadear crises de epilepsia nos espectadores. O alerta foi oficializado pela produtora de Hollywood após dezenas de norte-americanos terem relatado mal-estar e sintomas como fortes dores de cabeça e enjoo. O filme foi lançado nos EUA no último dia 14 e, no Brasil, na última quinta-feira (28). Ainda não é certo que o aviso seja feito também nos cinemas brasileiros.

incriveis-_33205_242_427

A Proteste, entidade civil sem fins lucrativos de defesa do consumidor, reforça o alerta sobre o caso.

Em nota, a entidade afirmou que “tais cenas, por conta da agilidade dos cortes e da intensidade das luzes, podem representar um risco à saúde para algumas pessoas”.

As cenas em questão ocorrem após cerca de uma hora de filme e duram quase 90 segundos. A sequência de efeitos pode afetar quem sofre de epilepsia fotossensível ou de outras fotossensibilidades. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 50 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas com epilepsia. O transtorno crônico é considerado uma das doenças neurológicas mais comuns. Deste total, 3% dos pacientes costumam ser fotossensíveis.

Convulsões

Os-Incr-veis-2

As luzes intensas podem desencadear convulsões que duram cerca de 30 segundos, de acordo com a Proteste, mas os sintomas de mal-estar podem persistir por uma semana.

O efeito é mais comum em crianças e adolescentes, principalmente nos casos de epilepsia generalizada e epilepsia mioclônica juvenil.

Fonte: Gazeta do Povo



Compartilhar no Facebook