Cebola e Alho reduzem risco de Câncer de Mama em 67%!

Cebola e alho são ingredientes-chave em muitas receitas. E os dois condimentos também podem ser uma receita para reduzir o risco de câncer de mama.

Gauri Desai, liderando um grupo de pesquisadores das Universidades de Buffalo (EUA) e de Porto Rico, documentaram esse efeito estudando o sofrito, um refogado com origem na culinária mediterrânea e que é mania nacional em Porto Rico. O sofrito é uma espécie de molho feito com cebola e tomate, fritos em azeite e aromatizado com alho e outras ervas aromáticas.

20120419-202609-sofrito

As mulheres que comiam sofrito mais de uma vez por dia e que, além disso, ingeriam cebola e alho em outros pratos, apresentaram um risco de câncer de mama reduzido em 67%, conforme atestado em um estudo de base populacional.

"A cebola e o alho são ricos em flavonóis e compostos organossulfários", disse Desai, acrescentando que foi a ingestão total de cebola e alho, e não o sofrito sozinho, que foi associado à redução no risco de câncer de mama.

Em particular, o alho contém compostos como S-alilcisteína, sulfeto de dialil e dissulfeto de dialil, enquanto as cebolas contêm sulfóxidos de alc(en)il cisteína.

alho-e-cebola

"Esses compostos apresentam propriedades anticarcinogênicas em humanos, bem como em estudos experimentais em animais", disse Lina Mu, coordenadora do estudo.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Onion and Garlic Intake and Breast Cancer, a Case-Control Study in Puerto Rico
Autores: Gauri Desai, Michelle Schelske-Santos, Cruz M. Nazario, Rosa V. Rosario-Rosado, Imar Mansilla-Rivera, Farah Ramírez-Marrero, Jing Nie, Ajay A. Myneni, Zuo-Feng Zhang, Jo L. Freudenheim, Lina Mu
Publicação: Nutrition and Cancer
DOI: 10.1080/01635581.2019.1651349

Fonte: Diário da Saúde



Compartilhar no Facebook