Canhotos são superiores aos Destros? Parece que sim!

Pesquisadores descobriram que o cérebro dos canhotos não funciona da mesma forma que o dos destros. Entre os achados, os cientistas destacam que canhotos podem ter habilidades verbais superiores às encontradas em indivíduos que utilizam mais o lado direito do corpo.

O estudo foi realizado pela Universidade de Oxford e levou em consideração imagens cerebrais e de DNA de pessoas do Reino Unido. Foram analisados o DNA de cerca de 400 mil pessoas, entre as quais 38 mil eram canhotas. As imagens cerebrais, por sua vez, se restringiram a um grupo de 10 mil participantes.

genome-regions-associated-with-left-handedness-identified-for-the-first-time-323619--1-

Esta última etapa foi a responsável por indicar que pessoas com predominância a usar o lado esquerdo tendem a desenvolver melhor suas habilidades verbais. Segundo os pesquisadores, isso ocorre porque o cérebro dos canhotos costuma ter uma comunicação melhor entre os hemisférios direito e esquerdo.

Akira Wiberg, uma das autoras do estudo, destacou em comunicado à imprensa que “essas diferenças foram vistas apenas como médias para um número muito grande de pessoas e nem todos os canhotos serão semelhantes".

Ou seja, escrever com a mão esquerda não é garantia de se tornar o novo Shakespeare, ok?

Ela destaca ainda que, para uma conclusão mais apurada, são necessários testes de habilidades verbais em pessoas com ambas lateralidades cerebrais, a fim de comparar os resultados obtidos.

Fonte: Hypeness



Compartilhar no Facebook