Câncer Assintomático poderá ser detectado via Exame de Sangue, diz estudo!

Quanto mais rápido um tumor for detectado, maiores serão as chances de tratamento e cura. Tal probabilidade se complica profundamente diante dos casos de tumores assintomáticos, que não nos apontam indícios para exames no início dos processos.

Em um momento em que diagnósticos e testes são assunto central em todo mundo, uma boa notícia vinda do Centro Oncológico Kimmel da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, promete mudar tudo que sabemos – e fazemos – na prevenção e diagnóstico de cânceres e tumores assintomáticos: através de uma melhoria considerável nos diagnósticos através de exames de sangue.

Sangue_Tumor_Pexels

O estudo foi iniciado em 2016, e detectou 26 tumores entre 9.900 mulheres, permitindo em diversos casos o início de tratamentos que podem levar à cura. Como verdadeiras biópsias líquidas, o exame encontra no sangue marcas de mutações que costumam estar associadas aos tumores – reduzindo também as chances de falsos resultados positivos em exames.

“Poderíamos detectar um câncer de pulmão com a análise de sangue e depois o PET/TC nos diria em que pulmão se encontra e seu tamanho. A análise de sangue por si só não nos daria uma informação tão precisa”, afirmou Nickolas Papadopoulos, oncologista e coautor do estudo.

Sangue_Tumor_wikimedia

Publicado na revista Science, o estudo ainda precisa ser ampliado e aprofundado, para uma maior porcentagem de detecção de tumores e a comprovação do prolongamento da vida dos pacientes, antes de passar a ser utilizado de fato por médicos. Atualmente a biópsia líquida é utilizada em pacientes que já tiveram a doença detectada, para ajustar o tratamento e detalhar a situação do paciente, assim como dos próximos passos no combate ao câncer.

Fonte: Hypeness



Compartilhar no Facebook