Calcanhar Rachado é Alerta de Doença que afeta a Tireoide!

Calcanhares rachados e pele extremamente seca causam incômodo que é facilmente resolvido com uso constante de cremes hidratantes. Quase ninguém associa essa condição com uma doença mais grave, afinal fatores externos como o nível de umidade em um ambiente, por exemplo, também contribuem com a secura na pele e nos pés.

Por isso, é pouco provável pensar que as rachaduras nos pés são sintomas de um desequilíbrio hormonal da tireoide.

pies-agrietados-500x334-500x334

Leia também: "Pé Rachado: A solução MAIS barata do mundo é a mais eficaz!

Mas quando isso acontece junto com unhas descamadas, fraqueza, sensação de cansaço, queda de cabelo e mudanças repentinas de humor (e no peso) pode ser um forte indício de hipotireoidismo.

Este distúrbio acontece quando a tireoide não funciona como deveria: neste caso, a glândula produz menos hormônios que o necessário para o bom desempenho do organismo. Muitos fatores podem causar o hipotireoidismo, como doenças autoimunes, deficiência de iodo, uso de medicamentos e cirurgias de tireoide.

A doença traz uma série de malefícios ao corpo, já que os hormônios produzidos pela tireoide são responsáveis por diversas funções vitais que vão desde o metabolismo e pressão sanguínea, até alterações no desejo sexual e humor.

Muitas vezes, os sintomas do hipotireoidismo são confundidos com outras doenças, como transtornos psiquiátricos. Entre os sinais mais comuns, está a constipação (intestino preso), alterações no nível de colesterol, inchaços, fraqueza excessiva, aumento da pressão, dificuldades de concentração e perda de memória.

tireoide-viver

A pele seca é outro sintoma frequente, assim como os calcanhares rachados. Somente exames periódicos podem detectar a doença e ajudar em um diagnóstico mais preciso.

Hipotireoidismo deixa calcanhares secos e rachados

Isso acontece porque a tireoide também regula as glândulas sudoríparas dos pés: com o hipotireoidismo, essa função fica prejudicada, fazendo com que os calcanhares sequem. Além disso, os problemas na circulação sanguínea decorrentes da doença também agravam as fissuras nos pés.

Na medida em que essa condição da tireoide piora, a situação se agrava ainda mais. Somente o uso do creme hidratante já não é mais tão eficaz para contornar o problema. Ao perceber este ou outros sintomas de hipotireoidismo é preciso procurar um médico. O especialista poderá indicar o melhor tratamento, seja por meio de medicamentos ou terapia de reposição hormonal.

Uma das formas de prevenir a doença inclui alimentos ricos em iodo, selênio e zinco na dieta: eles são capazes de estimular a tireoide e contribuir com o aumento da sua função metabólica. Para isso, é importante incrementar a dieta com ostras (frutos do mar, em geral), gema de ovo, linhaça, leite e carnes.

Fonte: Vix.com



Compartilhar no Facebook