Café coado é a forma mais saudável de consumir a bebida!

O café é provavelmente a bebida mais popular do Brasil, parte importante da trajetória econômica e cultural do país. A xícara do líquido escuro e forte que aparece em diversos momentos do dia tem benefícios para o corpo, mas também deve ser consumido com moderação e de preferência na versão coada.

O grão do café tem diversas substâncias, mas provavelmente a cafeína é a mais famosa. “Presente em mais de 60 espécies diferentes de plantas, a cafeína também é utilizada em estimulantes como inibidores de apetite, analgésicos e remédios para gripe e resfriado. De fato, a cafeína é a substância farmacológica mais comumente utilizada e consumida no mundo, sendo que aproximadamente 75% são consumidos em forma de café”, explica a nutricionista Luciane Gonzalez.

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Além do efeito estimulante da cafeína, o grão do café também contém outras substâncias, como os diterpenos Cafestol e Kahweol, que podem aumentar os níveis de colesterol e os triglicerídeos, resultando em um maior risco de doenças cardiovasculares.

A boa notícia é que a forma brasileira de preparar o café pode diminuir as chances de consumir essas substâncias. “A água quente utilizada para o preparo do café remove algumas dessas substâncias gordurosas dos grãos e estas ficam presentes no líquido que não é coado, portanto a recomendação é sempre que possível usar o filtro de papel, pois este tem a propriedade de reter as substâncias citadas”, ressalta Luciane.

Neste caso, a nutricionista também desaconselha o uso do filtro de pano, além de outras formas de preparar a bebida, como a prensa e o expresso. “O café preparado em determinados países como Noruega, França e Finlândia, e os conhecidos café árabe e tipo expresso possuem quantidades variadas dessas substâncias que podem elevar os níveis de colesterol, bem como no Brasil com o uso do coador de pano.

Por isso é recomendado as pessoas com níveis aumentados de colesterol consumam a bebida somente filtrada para evitar a ingestão dessas substâncias presentes nos grãos”, aponta.

Café melhora o foco e ajuda na atividade física

Preparado corretamente, o café melhora o foco mental, o humor e o desempenho em atividades físicas. “Em estudos verificou-se que a cafeína ingerida antes da realização de exercícios físicos elevou significativamente as taxas de oxidação de lipídios e melhora de performance. A cafeína aumenta a atividade do sistema nervoso simpático liberando ácidos graxos do tecido adiposo e ou intramuscular. A cafeína também foi associada a um efeito mais direto na lipólise, além de ter efeito termogênico a curto prazo, pois doses de 100mg teriam o potencial de induzir um efeito termogênico em repouso”, pontua a nutricionista.

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Como se tudo isso não fosse o suficiente, o café ainda é capaz de melhorar significativamente a hiperpigmentação, as rugas, linhas finas e aparência geral da pele.

"O uso de cafeína através do chá e do café tem apresentado um efeito protetor contra o aparecimento de câncer de pele induzido pela radiação solar", frisa Luciane

Portanto, pode consumir o café, mas coado corretamente, durante o dia e sem exageros.

Fonte: Correio do Estado



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