Brincar com Cachorros ou Gatos é ótimo para REDUZIR os Níveis de Estresse!

Você não precisa de massagens caras e vícios prejudiciais para relaxar das tensões e pressões da vida moderna. Tudo que você precisa é de um pet por perto, seja um cão ou mesmo um gato.

Apenas 10 minutos acariciando gatos e cães podem resultar em uma redução dramática nos níveis de hormônio do estresse, de acordo com uma nova pesquisa publicada na revista AERA Open.

131212_therapydogs_email

Os psicólogos da Washington State University (WSU) reuniram 249 estudantes universitários, apenas uma semana antes de seus exames finais e os dividiram aleatoriamente em quatro grupos.

O primeiro grupo podia acariciar e brincar com um número de gatos e cães por 10 minutos, enquanto um segundo grupo observava outras pessoas acariciando os animais. Um terceiro grupo assistiu a uma apresentação de slides de 10 minutos contendo fotos dos animais, e o quarto grupo sentou-se sem qualquer estímulo, mas foi informado que eles seriam capazes de acariciar os animais em 10 minutos. Antes e depois de suas sessões, todos os participantes tiveram sua saliva testada para os níveis de cortisol, o principal hormônio do estresse do corpo.

O grupo que acariciou durante 10 minutos os amigos fofinhos teve uma queda significativamente maior no cortisol do que em qualquer outro grupo. Todos os outros três grupos experimentaram uma queda nos níveis de cortisol também, no entanto, a diminuição foi notavelmente menor.

therapy-dogs-have-become-a-popular-fixture-on-north-american-university-campuses

"Nós já sabíamos que os alunos gostam de interagir com animais e que isso os ajuda a experimentar emoções mais positivas", disse Patricia Pendry, professora associada do Departamento de Desenvolvimento Humano da WSU e co-autora do estudo.

“O que queríamos aprender era se essa exposição ajudaria os alunos a reduzir o estresse de uma maneira menos subjetiva. E foi isso, o que é empolgante porque a redução dos hormônios do estresse pode, ao longo do tempo, ter benefícios significativos para a saúde física e mental”.

Não está claro como os animais de estimação afetam o estado mental ou o bem-estar de uma pessoa a longo prazo. Embora algumas pesquisas tenham mostrado que os animais de estimação aumentam alguns aspectos da saúde, outros estudos sugerem que os donos de animais de estimação têm mais problemas de saúde mental do que os donos de animais de estimação.

cat-petting-stress-reduction-neurosciencenews

"Muitas pessoas percebem que seus animais de estimação fornecem apoio emocional, talvez mais prontamente do que outros seres humanos", diz o estudo.

Seja qual for o motivo de nossa afiliação com espécies não humanas, certamente não é novidade. Um dos mais antigos achados arqueológicos de um cão remonta a 14.200 anos atrás. Parece que seus donos eram particularmente afeiçoados, ou pelo menos respeitosos, com este cachorro, já que ele foi encontrado enterrado ao lado de dois esqueletos humanos.

Fonte: IFL Science



Compartilhar no Facebook