Benefícios científicos e cognitivos de deixar os bebês descalços!

Quem tem bebês em casa sabe a briga que é para os pequenos usarem calçados. Mas você já pensou que deixá-los descalços também pode trazer muitos benefícios? É o que aponta uma pesquisa realizada pela Universidade Complutense de Madri.

De acordo com o estudo, crianças que permanecem calçadas podem ter seu desenvolvimento cognitivo e motor afetado, visto que o uso de sapatos reduz a sensibilidade e os movimentos dos pés.

moro

Um dado que chama a atenção é o fato de que recém-nascidos têm mais sensibilidade nos pés do que nas mãos até completar oito ou nove meses. Portanto, se os pés estiverem calçados, suas impressões sensoriais irão diminuir.

“Não devemos reprimir a sensibilidade táctil dos pés calçando-os, pois informam sobre o mundo exterior, transmitindo sensações de temperatura, texturas… que favorecem o desenvolvimento psicomotor da criança", diz o artigo, de autoria de Isabel Gentil García.

babys-first-steps

Além disso, a pesquisa destaca que é necessário que a planta do pé do bebê entre em contato com superfícies irregulares, capazes de estimular sensações sinestésicas e reflexos na postura. “A criança precisa de estímulo táctil, de pressões, de irregularidades do terreno para desenvolver a propriocepção, melhorar a posição das articulações e reforçar a musculatura“ (acesse o link e saiba mais)

Partiu tirar o sapatinho dos bebês? Compartilhe!

Fonte: Hypeness



Compartilhar no Facebook