Beber um pouco de Bicarbonato de Sódio por dia pode fazer Milagres!

O bicarbonato de sódio não é apenas um produto fantástico para ser usado, de maneira ecológica e com eficácia, na limpeza da casa ou como item de beleza, mas é também útil na luta contra a artrite reumatóide e as doenças autoimunes, quando consumido de maneira regular (1 colher de chá a cada 4 horas). Tudo isso, graças aos efeitos que o bicarbonato teria sobre o baço.

mediabox-bicarbonato-de-s-dio-doen-as-autoimunes_32890_242_427

Em um novo estudo, especialistas do Medical College of Georgia teriam descoberto que, depois de beber uma solução de bicarbonato de sódio, o baço, assim como o sangue nos rins, seria capaz de conter menos células inflamatórias e mais anti-inflamatórias. Como resultado, a água combinada com um pouco de bicarbonato de sódio poderia reduzir as chances de ter artrite reumatóide e lúpus.

O bicarbonato de sódio é uma substância alcalina, ou seja, tem um pH superior a 7. Por isso, em uma fase inicial, aumenta o pH gástrico que, para recuperar o equilíbrio, aumenta a quantidade de ácido. Se um excesso de alcalinidade poderia facilmente resultar em acidez e vice-versa, no momento em que se bebe um pouco de água e bicarbonato leva-se o estômago a produzir mais ácido para digerir. Isso impede que o baço produza uma resposta imune anormal: seria essa resposta imunológica que geralmente leva à inflamação no corpo.

lidsky-slezina-anatomie-400-73786039

Por essa razão, os cientistas pensam que beber bicarbonato de sódio faz com que o baço atue, o que faz parte do sistema imunológico, como um grande filtro sanguíneo. E é aqui que alguns glóbulos brancos, como os macrófagos, são armazenados para facilitar a resposta imunológica.

"Certamente beber bicarbonato influencia o baço e achamos que isso acontece através das células mesoteliais", explica o Dr. Paul O'Connor, fisiologista renal do Medical College.

Os cientistas conseguiram demonstrar que um remédio econômico como o bicarbonato é capaz de neutralizar uma inflamação que pode levar à condições dolorosas desencadeadas pela artrite e prevenir doenças renais.

Artrite-reumat-ide

"A transição do perfil inflamatório para o anti-inflamatório ocorre em todos os lugares. Vimos nos rins, vimos no baço, agora o vemos no sangue periférico - disse O'Connor. Quando o bicarbonato de sódio é ingerido, o corpo é estimulado a produzir mais células T reguladoras, que impedem o sistema imunológico - entre outras coisas - de atacar seus próprios tecidos".

Mas quanto bicarbonato tomar?

Segundo os pesquisadores, a duração do efeito anti-inflamatório decorrente do consumo de bicarbonato de sódio seria de cerca de 4 horas, e a dose seria 1 colher de chá de bicarbonato misturado em meio litro de água.

O bicarbonato mostra-se mais uma vez ser um valioso aliado para a nossa saúde. Obviamente que um médico deve ser consultado e que cada caso em particular deve ser estudado e analisado em conjunto com o médico, porque há casos em que o bicarbonato pode ser inclusive contraindicado.

A auto-medicação nunca deve ser feita, pode ser perigoso para a sua saúde. Consulte um médico, mostre este estudo a ele. Clique aqui para acessá-lo no Journal of Immunology.

Fonte: Green Me



Compartilhar no Facebook