Beber um Café forte meia hora antes do exercício aumenta a queima de gordura!

Cientistas do Departamento de Fisiologia da Universidade de Granada (UGR) demonstraram que a cafeína (cerca de 3mg / kg, o equivalente a um café forte) ingerida meia hora antes do exercício aeróbico aumenta significativamente a taxa de queima de gordura.

Eles também descobriram que se o exercício for realizado à tarde, os efeitos da cafeína são mais marcantes do que pela manhã.

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Em seu estudo, publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition, os pesquisadores objetivaram determinar se a cafeína - uma das substâncias ergogênicas mais consumidas no mundo para melhorar o desempenho esportivo - realmente aumenta a oxidação ou "queima "de gordura durante o exercício. Apesar de seu consumo na forma de suplementos ser muito comum, as evidências científicas para suas alegações benéficas são escassas.

“A recomendação de se exercitar com o estômago vazio pela manhã para aumentar a oxidação de gorduras é comum. No entanto, essa recomendação pode carecer de embasamento científico, pois não se sabe se esse aumento se deve ao exercício pela manhã ou por ficar sem comer por um período mais longo", explica o autor principal desta pesquisa, Francisco José Amaro-Gahete, do Departamento de Fisiologia da UGR.

Participaram da pesquisa 15 homens (idade média de 32 anos), realizando um teste de exercício quatro vezes em intervalos de sete dias. Os indivíduos ingeriram 3 mg/kg de cafeína ou um placebo às 8h e às 17h (cada indivíduo completou os testes em todas as quatro condições em ordem aleatória). As condições anteriores a cada teste de exercício (horas decorridas desde a última refeição, exercício físico ou consumo de substâncias estimulantes) foram estritamente padronizadas e a oxidação de gordura durante o exercício foi calculada de acordo.

Oxidação máxima de gordura

"Os resultados do nosso estudo mostraram que a ingestão aguda de cafeína 30 minutos antes de realizar um teste de exercício aeróbico aumentou a oxidação máxima de gordura durante o exercício, independentemente da hora do dia", explica Francisco J. Amaro.

Foi confirmada a existência de variação diurna na oxidação de gorduras durante o exercício, sendo os valores mais elevados no período da tarde do que na manhã para iguais horas de jejum.

Esses resultados também mostram que a cafeína aumenta a oxidação da gordura durante os exercícios matinais de maneira semelhante à observada sem a ingestão de cafeína à tarde.

Em resumo, os resultados deste estudo sugerem que a combinação de ingestão aguda de cafeína e exercícios aeróbicos realizados em intensidade moderada à tarde fornecem o cenário ideal para pessoas que buscam aumentar a queima de gordura durante o exercício físico.

Fonte: EurekAlert



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