Beber CAFÉ faz bem para o seu Intestino, indica estudo!

Está na dúvida se você deve ou não tomar a segunda xícara de café?

Nos últimos anos, vários estudos demonstraram associações entre o consumo de café e riscos de saúde reduzidos de todos os tipos - desde diabetes tipo 2 a certos tipos de câncer até a doença de Parkinson. Simultaneamente, evidências acumuladas sugerem que a composição do seu microbioma intestinal pode afetar sua saúde, promovendo ou reduzindo o risco de doenças.

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Um novo estudo realizado por pesquisadores dos Estados Unidos mostrou que tomar café regularmente pode fazer bem para o intestino, já que a cafeína melhora a saúde dos microrganismos que vivem no trato digestivo.

Durante exames endoscópicos realizados em 34 pessoas, os cientistas coletaram amostras de bactérias intestinais do cólon, a parte central do intestino grosso. Os participantes que beberam 2 ou mais copos de café por dia durante um ano tinham microrganismos intestinais em maior quantidade e melhor distribuídos pelo intestino. Tinham também menos chances de desenvolverem bactérias Erysipelatoclostridium, ligadas à obesidade.

Os pesquisadores ainda não sabem como o café pode ter influência no intestino, mas têm uma hipótese: algum componente do café, como a cafeína, impacta o metabolismo das bactérias.

“Nós ainda precisamos aprender mais sobre como as bactérias e o hospedeiro [corpo humano] interagem, impactando a nossa saúde”, disse em comunicado Li Jiao, do Baylor College of Medicine, nos EUA.

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"O microbioma intestinal parece ser o elo que falta entre a dieta e a incidência de doenças crônicas", disse a Dra. Hana Kahleova, diretora de Pesquisa Clínica do Comitê de Médicos em Medicina Responsável. Ela não estava envolvida com o estudo.

Por exemplo, explicou Kahleova, indivíduos que fazem uma dieta ocidental típica rica em gordura e alimentos processados tendem a abrigar no intestino mais endotoxinas, componentes tóxicos de bactérias "ruins" associadas à obesidade, resistência à insulina e doenças cardiovasculares. Por outro lado, ela sugeriu que os polifenóis do café e outros antioxidantes, compostos naturalmente encontrados em alimentos vegetais, são provavelmente o que está fornecendo um microbioma mais saudável.

Mas você não precisa confiar no café para absorver esses benefícios à saúde. "Todas as plantas em seu estado natural são ricas em fibras, polifenóis e antioxidantes que nos ajudam a combater o câncer, diabetes e doenças cardiovasculares", disse Kahleova.

Boas notícias para quem não toma café e não planeja começar. Não obstante os benefícios, o café não é para todos. Pode agravar um estômago sensível, piorar a insônia ou representar um perigo para indivíduos com certas doenças cardíacas.

Mas, para o número incontável de pessoas que amam o café e não conseguem imaginar cortá-lo de sua dieta, este estudo pode ser um alívio. Acontece que beber 1 ou 2 xícaras de café por dia provavelmente não causará nenhum dano e pode até trazer alguns benefícios protetores à saúde.

Fonte: Health Day



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