Beber Água pode nos deixar mais Inteligentes?

O cérebro é 75% água. Quando ficamos desidratados, ele de fato encolhe. Mas como isso pode afetar a função cerebral?

Com base em amostras de urina colhidas em grupos de crianças de 9 a 11 anos, em Los Angeles e Manhattan, constatou-se que quase dois terços das crianças podem chegar à escola em estado de desidratação leve, o que, por sua vez, pode afetar de forma negativa o desempenho escolar.

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Se pegarmos um grupo de crianças em idade escolar e determinarmos aleatoriamente que bebam um ou nenhum copo de água antes de fazerem um teste, adivinhe qual grupo se sairá melhor? O que recebeu água!

Os pesquisadores concluíram que tais resultados sugerem que "mesmo crianças em estado de desidratação leve não induzida por privação de água intencional ou por estresse ou por calor e vivendo em clima frio podem se beneficiar com uma ingestão maior de água e melhorar seu desempenho cognitivo".

O estado de hidratação do organismo também pode afetar o humor. Mostrou-se que a restrição à ingestão de líquidos aumenta a sonolência e a fadiga, reduz os níveis de vigor e vigilância e aumenta a sensação de confusão. Entretanto, assim que os participantes do estudo têm permissão para voltar a consumi-los, os efeitos nocivos à vigilância, ao humor e à clareza de pensamento são revertidos quase que de imediato.

A absorção de água começa bem depressa, levando 5 minutos da boca à corrente sanguínea, alcançando o pico em 20 minutos. É curioso notar que a água gelada é absorvida 20% mais depressa que a água na temperatura do corpo.

Como saber se você está desidratado?

Pergunte ao seu corpo. Beber um pouco de água e urinar a maior parte dela logo depois é a maneira do organismo dizer que está abastecido. Mas o fato de beber um bocado de água e o corpo ficar com a maior parte dela indica que o tanque está baixo.

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Os cientistas usaram esse conceito para desenvolver uma ferramenta de avaliação de desidratação: esvazie a bexiga, beba 3 copos de água e verifique a quantidade de urina 1 hora depois. Foi determinado que quando a pessoa bebe 3 copos e urina menos de 1 copo uma hora depois, há uma boa chance de que esteja desidratada!

Então agora você já sabe, sempre beba água antes de fazer qualquer teste. Compartilhe essa dica!

Fonte: Livro "Comer para não morrer", de Michael Greger com Gene Stone



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