Atenção... Sua Gripe forte pode ser, na verdade, Tuberculose!

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis. Embora afete, prioritariamente os pulmões, essa micobactéria também pode acometer outros órgãos levando a uma série de complicações.

Embora seja uma doença antiga, que acompanha o desenvolvimento da humanidade, a tuberculose ainda é um quadro presente nos dias atuais.

23152900

Cerca de 70 mil novos casos de tuberculose foram diagnosticados no Brasil em 2012, segundo dados do Ministério da Saúde. A doença é a quarta causa de mortes por doenças infecciosas no país.

De acordo com a Organização Mundial da Sáude (OMS), um terço da população mundial contraiu a bactéria que causa a doença, mas apenas 10% destes adoecem. Isso acontece porque o organismo da maioria das pessoas consegue bloquear o processo infeccioso.

Sintomas de tuberculose

O principal sintoma da doença é a tosse. Justamente por isso é comum que o quadro seja tardiamente identificado, uma vez que o paciente tende a achar que “não passa de uma gripe”.

Expectorante-natural

Mas existem alguns sinais que ajudam a distinguir gripe de tuberculose e esse reconhecimento é importante para que a doença seja rapidamente identificada e, logo, tratada.

Como diferenciar Gripe de Tuberculose

  • A tosse persiste por mais de 3 semanas?
  • Apresento perda de peso rápida e sem nenhuma explicação?
  • Me sinto constantemente cansado, mesmo sem fazer nenhum esforço?
  • Sinto falta de apetite ?
  • Acordo suado?

Auto-observação

img_1_27_7900

Conhecer os sintomas da tuberculose é um meio efetivo de distingui-la de um quadro de gripe. Todas as perguntas acima tem como base os sintomas da doença, mas é importante ter em mente que nem sempre todos esses sintomas se manifestam.

O ideal é prestar atenção na frequência da tosse, única característica que tende a ser expressiva nesses casos. Se persistir por mais de 3 semanas, é fundamental procurar um médico para que seja feito um diagnóstico e, caso for confirmada a doença, seja iniciado o tratamento contra a doença.

Fonte: Vix



Compartilhar no Facebook