Aqui está o que acontece ao seu Corpo e Mente se você desistir de Beber em Janeiro!

Uma conta bancária vazia e uma cabeça confusa são duas das razões que muitos de nós decidem ter um mês de folga da bebida em janeiro. Mas quais são exatamente os benefícios de um início de ano sem bebida para o Ano Novo?

Bem, os pesquisadores têm a resposta.

Com base em uma pesquisa com 816 pessoas que participaram do Dry January de 2018, parece que ficar longe do álcool até fevereiro deixa você com maior controle sobre seus hábitos de bebida, dá mais energia, ajuda a perder peso e até melhora a textura da pele.

woman-pouring-water-into-glass

Não é uma lista ruim de pontos positivos, e a equipe da Universidade de Sussex está encorajando mais pessoas a experimentarem o exercício Dry January desta vez - e mesmo que você não consiga ficar livre de álcool durante todo o mês, você ainda pode sentir as vantagens.

"O simples ato de tirar um mês de folga do álcool ajuda as pessoas a beber menos a longo prazo: em agosto, as pessoas relatam um dia seco adicional por semana", diz um dos pesquisadores, o psicólogo Richard de Visser. "Também há benefícios imediatos consideráveis: nove em dez pessoas economizam dinheiro, sete em dez dormem melhor e três em cinco perdem peso".

"Curiosamente, essas mudanças no consumo de álcool também foram observadas nos participantes que não conseguiram ficar sem álcool durante todo o mês - embora sejam um pouco menores. Isso mostra que há benefícios reais em apenas tentar completar o Dry Janeiro."

"A coisa brilhante sobre o Dry January é que não é realmente sobre janeiro", diz Richard Piper, CEO da Alcohol Change UK, que realizou pesquisas relacionadas mostrando que 1 em cada 10 pessoas no Reino Unido estavam planejando um janeiro seco.

"Estar livre de álcool por 31 dias nos mostra que não precisamos de álcool para nos divertir, relaxar, socializar. Isso significa que, pelo resto do ano, podemos tomar melhores decisões sobre a bebida e evitar beber mais do que realmente queremos."

Se você ainda precisa ser convencido, o estudo dos participantes do Dry January descobriu que 67% das pessoas tinham mais energia, 58% perderam peso e 54% tinham pele melhor. Além do mais, 4 de 5 pessoas sentiram que tinham mais controle sobre a bebida.

images--18-

A pesquisa mostrou que 71% das pessoas sentiram que estavam dormindo melhor, 88% economizaram dinheiro e 93% relataram um sentimento de realização.

Um dos objetivos da pesquisa foi mostrar os benefícios mais imediatos que uma quebra de bebida pode ter na saúde e bem-estar, mas há toda uma série de riscos à saúde a longo prazo associados a muito álcool.

Beber moderado ou excessivo tem sido associado a uma morte precoce, problemas de saúde mental, aumento do risco de câncer, danos cerebrais e, claro, insuficiência de fígados.

"Simplificando, Janeiro seco pode mudar vidas", diz Piper. "Nós ouvimos todos os dias as pessoas que aderiram ao Dry January afirmarem que se sentem mais saudáveis e felizes com o resultado."

Que tal a dica? Por que não tentar aderir ao Dry January? Super Saúde!



Compartilhar no Facebook