Aprenda a Cortar as Calorias do ARROZ pela Metade!

Presença quase sempre garantida na mesa do brasileiro, o arroz é um alimento nutritivo, mas rico em carboidrato na forma de amido, e, por isso, calórico. Para se ter uma ideia, 1 xícara do cereal cozido contém cerca de 240 calorias.

Mas um estudo descobriu que adicionar um certo tipo de gordura saudável durante seu cozimento ajuda a reduzir a absorção dessas calorias pelo corpo.

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O experimento foi feito por pesquisadores da Faculdade de Ciências Químicas do Sri Lanka. Eles observaram que colocar óleo de coco na água do cozimento e depois submeter o arroz ao processo de aquecimento e resfriamento altera a estrutura dos grãos, tornando-os mais resistentes à enzima digestiva.

Com isso, o corpo fica incapaz de converter parte desse amido em açúcar e absorvê-lo na corrente sanguínea. Ou seja, menos calorias do arroz são absorvidas pelo organismo.

Para conseguir o feito, é preciso seguir a seguinte receita:

  • Adicione 1 colher de chá de óleo de coco à água fervente e, na sequência, despeje meia xícara de arroz;
  • Cozinhe por 40 minutos ou ferva por 20 a 25 minutos. Depois disso, o arroz cozido deve descansar na geladeira por 12 horas, o que significa que você precisará cozinhá-lo bem antes da próxima refeição.
  • Ao fim desse processo, pode esquentá-lo normalmente antes de comer.

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Os pesquisadores perceberam que esse modo de preparo fez a produção de amido resistente aumentar 10 vezes mais que o normal e as calorias caírem pela metade!

O que acontece durante o processo?

De acordo com os pesquisadores, o óleo de coco entra nos grânulos de amido durante o cozimento, alterando a estrutura do carboidrato. Mas isso é apenas uma etapa desse experimento. Para ser completo, é necessário o resfriamento de 12 horas.

Essa última etapa é importante, pois ela consolida a transformação do amido. Experimente!

Fonte: Catraca Livre



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