Aplicativo AVISA se Você passou por Alguém com Coronavírus!

Um aplicativo desenvolvido nos EUA rastreia onde você esteve e te avisa caso tenha cruzado o caminho de uma pessoa infectada com o novo coronavírus. O app é gratuito, open source e chama-se Private Kit: Safe Paths.

O usuário tem que estar disposto a compartilhar seus dados pessoais de localização. Funciona basicamente como uma “rede” de informações de localização, de forma criptografada e mantendo a privacidade (você não descobre quem é a pessoa).

20191220120858_1200_675_-_smartphone_usando_localizacao

Os dados não passam por uma “autoridade central”. No entanto, um usuário que tenha sido diagnosticado com o vírus pode optar por compartilhar seus dados de localização com oficiais de saúde. Nesse caso, as informações podem se tornar públicas. O app disponível para iOS e Android.

O aplicativo gratuito foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT) e da Universidade Harvard, além de engenheiros de software de empresas como Facebook e Uber.

Segundo Ramesh Raskar, do MIT Media Lab, que liderou a equipe que desenvolveu o app, “uma abordagem de rastreamento mais refinada, que permitiria que locais específicos fossem fechados e desinfetados, é melhor do que as paralisações gerais, que são social e economicamente disruptivas”.

smartphone-crowd

De toda forma, Raskar alerta que o app não traz dados 100% completos. “Porém, informações incompletas também podem levar a uma falsa sensação de segurança. Se o aplicativo levar os usuários a acreditar que determinados lugares são seguros quando não estão. O aplicativo alertará você apenas sobre onde o vírus esteve, não para onde ele está indo”, disse.

Fonte: Catraca Livre



Compartilhar no Facebook