Anvisa aprova Antidepressivo em Spray Nasal!

Adultos que sofrem de depressão poderão contar com um novo medicamento. Na terça-feira, 3, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o cloridrato de esketamina, um antidepressivo na forma de spray nasal. Mas a aplicação poderá ser feita apenas em clínicas e hospitais, sob supervisão médica.

spray-antidepressivo-de-acao-rapida-5f6f912e7685413d71406e5b64bd92bb

O medicamento, com o nome comercial de Spravato, é indicado para casos em que tratamentos convencionais não fazem efeito ou para quem sofre de transtorno depressivo maior (TDM) que tenham pensamentos suicidas.

A droga é produzida pela Janssen, uma subsidiária da gigante americana Johnson & Johnson – é feita de esketamina, um primo químico da cetamina, usada há décadas como um anestésico poderoso para preparar os pacientes para a cirurgia.

arte-spray-depressao-remedio

Acredita-se que a esketamina atinja substâncias químicas cerebrais responsáveis pelo humor com mais precisão do que a cetamina. Segundo o laboratório, o remédio faz efeito em cerca de 4 horas.

Em agosto deste ano, a FDA (Food and Drug Administration, agência reguladora de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos) já tinha aprovado o uso do antidepressivo por lá.

Fonte: Catraca Livre



Compartilhar no Facebook