Sabe aquele calçamento que encontramos em ruas de cidades históricas como Olinda e Ouro Preto? Parece bobagem, mas pode acreditar: andar descalço nessas pedras irregulares pode fazer maravilhas pela sua saúde.
Muito mais que a sensação agradável que a caminhada a pé pode proporcionar, andar descalço nas pedras movimenta os músculos do seu corpo, revigora e acalma a mente.
E para quem não sabe, andar em caminhos irregulares feitos com essas pedras faz parte da antiga tradição chinesa, provavelmente porque os chineses sabiam que esse exercício tem o efeito de acupressão nos pés.
É que, quando você anda descalço nas pedras, os pontos de acupressão de seus pés são estimulados. E mais: suas solas abrigam as terminações nervosas que se interligam a muitos órgãos, resultando em alívio da dor e melhora no sono, por exemplo.
É por isso que muitos spas atualmente utilizam os paralelepípedos para realizar a terapia de reflexologia podal, técnica de massagem que utiliza a pressão em pontos específicos dos pés e das mãos, correspondentes a órgãos e outras regiões do organismo.
Os principais benefícios proporcionados pela caminhada sem sapatos sobre paralelepípedos são:
Regula a pressão arterial
Em uma pesquisa publicada no Journal of American Geriatrics Society, os participantes do estudo (adultos mais velhos) começaram a caminhar regularmente em cima de paralelepípedos.
Após dois meses, com 3-4 horas desse exercício a cada semana, a pressão arterial deles foi menor do que daqueles que percorriam em superfícies regulares ou não praticavam nenhuma atividade física.
Melhora o condicionamento físico
Quando você anda descalço sobre paralelepípedos, acaba empregando todo o conjunto de músculos envolvidos em um passo humano. Isso dá um melhor treino aos seus pés.
O mesmo estudo observou que a atividade melhora o equilíbrio, a estabilidade e a velocidade, diminuindo o efeito do envelhecimento.
Veja aqui a maneira correta de andar descalço sobre pedras
- Firme seus calcanhares primeiro enquanto anda.
- Dê passos curtos e suaves para reduzir o impacto nas suas articulações e solas.
- Depois de colocar os calcanhares no chão, certifique-se de que seu peso corporal vai para o dedinho e depois para o dedão dos pés. Isso fortalecerá a base da sua caminhada, apoiando os joelhos e os músculos.
- Não force muito no início. Não tem problema se você andar devagar sem seus sapatos. Se sentir dor, use compressas de gelo.
Quer uma dica? Abuse das caminhadas a pé sobre as pedras!
Fonte: Bom Jardim Notícia