Aminoácido "Taurina" pode ajudar no emagrecimento!

A Taurina é um aminoácido não essencial que ficou “famoso” por estar presente numa famosa bebida energética que, muito em parte devido ao posicionamento de sua campanha de marketing, era tida como uma bebida que conferia um efeito além daquele proporcionado pelo consumo da cafeína. E esse efeito foi atribuído por muitos à taurina. No entanto, a verdade é que tudo isso não passa de campanha de marketing. O consumo desse aminoácido não dá asas.

9e9681e0-237f-4db0-95fe-a4435b793224-39508-0000178244f16a40

Por outro lado, o consumo da taurina pode trazer importantes benefícios à saúde, podendo estar associado com a longevidade, uma vez que pode contribuir para o controle da ansiedade e do estresse, reduzindo as concentrações de cortisol e melhorando a qualidade do sono.

Mais recentemente, um estudo publicado na Aminoacids avaliou os efeitos da suplementação de taurina no emagrecimento.

A hipótese dos autores baseou-se no fato da resistência à insulina e o excesso de peso estarem associados com baixos níveis séricos de Taurina, que possui efeitos fundamentais para o combate à obesidade, tais quais: anti-inflamatório, anti-oxidativo, melhora do perfil lipídico e redução da resistência à insulina.

Num modelo duplo-cego (ou seja, nem as voluntárias, nem os pesquisadores sabiam quem estava no grupo Taurina, quem estava no grupo placebo) 38 mulheres obesas foram divididas em 2 grupos:

  • Dieta + 3g de Taurina por dia
  • Dieta + placebo

Após 8 semanas de dieta e suplementação, as mulheres participantes do grupo Taurina apresentaram maiores reduções no colesterol total e LDL; marcadores inflamatórios e aumento da adiponectina (hormônio supressor da fome que interfere com a resistência à insulina), confirmando a hipótese dos pesquisadores.

regime

A partir desses resultados, os autores concluíram que a suplementação de taurina, associada à dieta para perda de peso pode ser mais eficaz para melhorar o perfil lipídico e os riscos metabólicos para doenças como diabetes e hipercolesterolemia (colesterol alto) do que a dieta sozinha.

Apesar de preliminares, esses resultados são bastante animadores pois, o combate à obesidade e ao sobrepeso pode ganhar na suplementação de taurina mais um importante aliado.

Fonte: Eu Atleta



Compartilhar no Facebook