Alimentos Contaminados por Agrotóxicos: Fique Ligado na Lista da ANVISA!

Em pleno ano de 2017 na busca por uma vida mais saudável, descobrimos que não estamos tão saudáveis assim. Enquanto comíamos mais verduras e legumes, estávamos ingerindo mais agrotóxicos que nutrientes.

Isso mesmo! Infelizmente, os agrotóxicos são encontrados em quase tudo que comemos. E esse veneno acabou por se tornar parte das nossas vidas. Agora, muitas pessoas estão repensando seus conceitos do que é ou não saudável.

Tudo isso se deve a uma lista divulgada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Essa lista mostra quais alimentos são os mais contaminados por agrotóxicos no Brasil.

Muitos dos alimentos que são considerados saudáveis pela população exibiram altos níveis de contaminação. Para esse teste foram verificados:

  • Teores de resíduos de agrotóxicos;
  • Presença de agrotóxicos não autorizados para o alimento.

Segundo a divulgação feita pela Anvisa, entre os vegetais mais consumidos no país, cerca de um terço está com nível de agrotóxico acima do aceitável. Cerca de 2500 amostras de 18 tipos de alimentos nos estados do Brasil foram analisadas pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos (PARA).

Confira os resultados do levantamento abaixo:

57a0d5e25a50f683bb372935241ff55d321bebbe4c55a

Talvez tenhamos que mudar o que comemos e repensar o que conhecemos como saudável ou não.

Os agrotóxicos são utilizados em campos para proteger as plantações contra pragas, sendo quase impossível erradicá-los. Em 2010 foi feito um levantamento indicando que, somente naquele ano, foram usadas 1 milhão de toneladas de agrotóxicos em plantações no Brasil. Isso dá aproximadamente 5kg para cada brasileiro.

Da lista de alimentos analisada pela Anvisa, quase todas as amostras de pimentão apresentavam contaminação. O único legume que se salvou foi a batata, não apresentando nenhum lote contaminado.

Entre os itens mais contaminados também encontramos morango, pepino e alface, apresentando contaminação em mais de 50% dos lotes.

Alimentos contaminados por agrotóxicos podem causar câncer

É do conhecimento de todos que a obesidade pode causar câncer. Assim, aos poucos alguns brasileiros resolveram mudar a rotina. Comer menos fast food, fazer mais exercícios e ingerir mais legumes, verduras e frutas.

Com a notícia da Anvisa sobre os agrotóxicos, volta a preocupação com o câncer. A agência alertou os consumidores para os riscos de ingerir alimentos contaminados. Segundo o órgão, o consumo prolongado desses alimentos pode gerar problemas de saúde. Um menor consumo pode causar dores de cabeça, coceiras e alergias.

lavare_frutta_acqua

Um estudo feito com mais de 1000 crianças pela Academia Americana de Pediatria, descobriu que 119 crianças apresentavam déficit de atenção. Essas mesmas crianças passaram por mais exames onde foi constatado que em seus organismos havia organofosforado (molécula usada em agrotóxicos). Essa molécula estava acima da média.

A Anvisa disponibiliza todos os anos em seu site a Lista de Referência de Limites Máximo de Resíduos – LMRs para as Culturas do PARA. Você pode verificar essa lista aqui.

Para minimizar o problema procure sempre por produtos orgânicos. Assim, você evita a contaminação sempre que possível. Não podendo comprar sempre os produtos orgânicos, substitua ao menos aqueles que apresentam maior número de agrotóxicos. Seu corpo e sua saúde agradecem!

Fonte: Somos Verdes



Compartilhar no Facebook